Flamengo

Flamengo: a declaração de Rodrigo Coutinho sobre a contratação de Danilo

Danilo e suas funções no Flamengo: Versatilidade e liderança para o elenco de Filipe Luís

Danilo, o mais novo reforço do Flamengo, chega ao clube com um grande diferencial: a versatilidade. Ao longo de sua carreira na Europa, o jogador passou a se destacar principalmente como zagueiro, função que tem sido sua principal nos últimos três anos, enquanto atuava pela Juventus. Para Rodrigo Coutinho, comentarista esportivo, a melhor forma de utilizar Danilo no Flamengo é como zagueiro, função que o jogador já desempenha com excelência.

“Acho que a melhor utilização hoje é como zagueiro. É como ele vem jogando já há três temporadas mais ou menos na Juventus. Inicialmente era um trio: o Danilo na direita, o Alex Sandro na esquerda, com um zagueiro centralizado. Depois que o Thiago Motta assumiu e passou a jogar com linha de quatro, o Danilo acabou perdendo espaço, virou zagueiro reserva, às vezes até a quarta opção. Ele está muito bem de zagueiro: posicionamento, firmeza, bola aérea… Saída de bola dele é muito boa, mesmo pressionado consegue encontrar boas soluções. Tem bom tempo de reação também para bola nas costas da defesa, até pelo histórico de lateral, não é um jogador lento”, afirmou Coutinho.

De acordo com o comentarista, Danilo não deve ser utilizado como lateral-direito a não ser em situações emergenciais, considerando que o Flamengo já possui opções mais ofensivas como Wesley e Varela para o setor. No entanto, sua inteligência tática, visão de jogo e leitura de quando avançar ou atacar por dentro o tornam um jogador qualificado em diversas funções no campo.

“Acho que como lateral, só em situações emergenciais. Se não tivesse o Wesley ou o Varela e quisesse colocar um lateral um pouco mais conservador, o Danilo se encaixa. Não que ele não apoie, mas faz muito menos do que esses dois que o Flamengo tem. Mas tem muita inteligência tática, visão de jogo, sabe a leitura certa de avançar, de atacar por dentro, é muito qualificado nesse sentido. Além da liderança, comportamento, do caráter em campo. Um cara que não chegou a ser capitão nos clubes em que ele foi, na seleção brasileira, ou passar tanto tempo na elite europeia à toa. Acho uma excelente contratação”, completou Rodrigo Coutinho.

Com um histórico vencedor na Europa, onde conquistou diversos títulos, Danilo chega ao Flamengo para reforçar a defesa e adicionar versatilidade ao elenco de Filipe Luís. Sua experiência e liderança serão fundamentais para um time que busca alcançar grandes conquistas na temporada.

A contratação de Danilo, portanto, representa um grande acréscimo ao Flamengo, que ganha um jogador com grande qualidade técnica e inteligência tática, pronto para atuar em diferentes funções conforme a necessidade do treinador.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

A declaração de Léo Ortiz, do Flamengo, direcionada ao Palmeiras

Flamengo e Palmeiras vão disputar a final da Libertadores, em Lima, no sábado (29 de…

13 horas ago

CBF avança na implementação do Fair Play Financeiro; veja detalhes

A CBF vai anunciar, na quarta-feira (26 de novembro), em São Paulo, as regras do…

13 horas ago

Técnico campeão pelo Flamengo anuncia aposentadoria

Na segunda-feira (24 de novembro), Vanderlei Luxemburgo, 73 anos, anunciou sua aposentadoria como técnico no…

13 horas ago

A declaração de Bandeira de Mello sobre as chances do Flamengo na Libertadores e no Brasileirão

O Flamengo vive a semana mais decisiva de 2025, já que, nesta terça (25), o…

13 horas ago

Justiça toma nova decisão envolvendo a Libra e Flamengo emite nota oficial

A recente disputa entre Flamengo e Libra, ligada à distribuição das cotas de transmissão do…

13 horas ago

Flamengo pode perder vários jogadores na reta final do Brasileirão; entenda

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (29), às 21h30, para enfrentar o Atlético-MG na…

19 horas ago