Varela em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza e Paula Reis/Flamengo)
Nesta quinta-feira (30), o Flamengo enfrentou o Sampaio Corrêa, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Carioca. O Mengo triunfou na partida e garantiu mais três pontos, mas um lance perigoso envolvendo Varela chamou a atenção.
Durante a partida, aos 22 minutos do segundo tempo, Varela e Lucas Marreta tiveram um choque feio de cabeça. O atendimento médico socorreu os jogadores ainda em campo, e o uruguaio não teve condições de continuar a partida.
Ao final do confronto, o Flamengo emitiu um comunicado e atualizou a situação de Guillermo Varela.
“Segundo o médico do Flamengo, Fernando Sassaki, o jogador sofreu um corte profundo, sem sinais de concussão. Ele encontra-se orientado e levou dez pontos ainda no vestiário. O atleta foi liberado para sua casa e seguirá monitorado pelo Departamento Médico do clube”, informou o clube.
Vale ressaltar que, após a avaliação do choque e a necessidade de substituição de Varela, o Rubro-Negro poderia ter acionado o protocolo de concussão – que daria ao clube uma substituição a mais – mas optou por não fazê-lo.
O jogador do Sampaio Corrêa, Lucas Marreta, também não teve condições de continuar em campo e foi substituído. Até a publicação desta reportagem, o clube não tinha atualizado sobre a situação do jogador.
O protocolo foi uma medida adotada pela Confederação Brasileira de Futebol para a temporada 2024. O procedimento visa proteger os jogadores que sofrerem pancadas e lesões na cabeça.
A concussão é causada por movimentos bruscos, como o choque entre atletas. No caso, o cérebro se move no crâneo e pode sofrer lesões.
Para acionar o protocolo, os médicos avaliam o jogador e informam à arbitragem sobre a concussão utilizando um cartão vermelho. Neste caso, a equipe tem direito a seis substituições, uma a mais do número normal, cinco.
Na época do lançamento, Jorge Pagura, diretor médico da CBF, explicou, de maneira sucinta, a utilização do protocolo. “Em resumo, ele dá uma segurança para o atleta, que é o principal. Uma autonomia para o médico e não provoca nenhum desequilíbrio técnico entre as equipes”.
Flamengo e Palmeiras vão disputar a final da Libertadores, em Lima, no sábado (29 de…
A CBF vai anunciar, na quarta-feira (26 de novembro), em São Paulo, as regras do…
Na segunda-feira (24 de novembro), Vanderlei Luxemburgo, 73 anos, anunciou sua aposentadoria como técnico no…
O Flamengo vive a semana mais decisiva de 2025, já que, nesta terça (25), o…
A recente disputa entre Flamengo e Libra, ligada à distribuição das cotas de transmissão do…
O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (29), às 21h30, para enfrentar o Atlético-MG na…