Flamengo

Flamengo emite nota oficial sobre Varela

Nesta quinta-feira (30), o Flamengo enfrentou o Sampaio Corrêa, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Carioca. O Mengo triunfou na partida e garantiu mais três pontos, mas um lance perigoso envolvendo Varela chamou a atenção.

Durante a partida, aos 22 minutos do segundo tempo, Varela e Lucas Marreta tiveram um choque feio de cabeça. O atendimento médico socorreu os jogadores ainda em campo, e o uruguaio não teve condições de continuar a partida.

Ao final do confronto, o Flamengo emitiu um comunicado e atualizou a situação de Guillermo Varela.

“Segundo o médico do Flamengo, Fernando Sassaki, o jogador sofreu um corte profundo, sem sinais de concussão. Ele encontra-se orientado e levou dez pontos ainda no vestiário. O atleta foi liberado para sua casa e seguirá monitorado pelo Departamento Médico do clube”, informou o clube.

Vale ressaltar que, após a avaliação do choque e a necessidade de substituição de Varela, o Rubro-Negro poderia ter acionado o protocolo de concussão – que daria ao clube uma substituição a mais – mas optou por não fazê-lo.

O jogador do Sampaio Corrêa, Lucas Marreta, também não teve condições de continuar em campo e foi substituído. Até a publicação desta reportagem, o clube não tinha atualizado sobre a situação do jogador.

Como funciona o protocolo de concussão

O protocolo foi uma medida adotada pela Confederação Brasileira de Futebol para a temporada 2024. O procedimento visa proteger os jogadores que sofrerem pancadas e lesões na cabeça.

A concussão é causada por movimentos bruscos, como o choque entre atletas. No caso, o cérebro se move no crâneo e pode sofrer lesões.

Para acionar o protocolo, os médicos avaliam o jogador e informam à arbitragem sobre a concussão utilizando um cartão vermelho. Neste caso, a equipe tem direito a seis substituições, uma a mais do número normal, cinco.

Na época do lançamento, Jorge Pagura, diretor médico da CBF, explicou, de maneira sucinta, a utilização do protocolo. “Em resumo, ele dá uma segurança para o atleta, que é o principal. Uma autonomia para o médico e não provoca nenhum desequilíbrio técnico entre as equipes”.

Paula Mattos

Recent Posts

Flamengo faz publicação destinada ao Bayer nas redes sociais

No primeiro dia de treinamentos da pré-temporada no Brasil, o Bayer Leverkusen foi recepcionado de…

2 horas ago

Empresário mira saída de Arrascaeta do Flamengo

A ausência de avanços nas negociações para renovação contratual de Arrascaeta provocou reações diretas do…

2 horas ago

Zinho critica Filipe Luís por detonar Pedro no Flamengo

Assim como Luxemburgo, Zinho foi mais um que criticou o técnico Filipe Luís, do Flamengo,…

3 horas ago

Flamengo toma nova decisão sobre a contratação de Taty Castellanos

O Flamengo deu um passo importante na tentativa de contratar o centroavante Taty Castellanos. A…

3 horas ago

Diretor se manifesta sobre Taty Castellanos no Flamengo

O Flamengo voltou suas atenções para o mercado internacional em busca de um novo camisa…

3 horas ago

Meio-campista especulado no Flamengo assina com o Inter Miami de Messi

O Flamengo vinha monitorando com atenção o nome de Rodrigo De Paul para reforçar seu…

3 horas ago