Escudos de Flamengo e Fluminense (Foto: Reprodução)
No próximo sábado (8/2), o clássico entre Flamengo e Fluminense abre a 9ª rodada do Campeonato Carioca. O Fla-Flu pode dificultar as chances do Tricolor das Laranjeiras de avançar para as quartas de final da competição, enquanto o Mais Querido pode ser mais líder do que nunca.
Repleto de rivalidade, o duelo entre os coirmãos já ultrapassou os cem anos de história e ao longo do tempo, vários jogadores passaram por ambas as equipes. O Gávea News, então, reuniu os nomes de 10 jogadores que vestiram as camisas de Flamengo e Fluminense.
Quem abre a lista dos 10 jogadores que vestiram as camisas de Flamengo e Fluminense é o sérvio Dejan Petkovic. Ídolo rubro-negro, o ex-meia teve duas passagens marcantes pela Gávea. A primeira, entre os anos 2000 e 2002, conquistou o tricampeonato Carioca com direito ao emblemático gol de falta sobre o Vasco da Gama. Entre os anos de 2009 e 2011, o jogador conquistou o título do Campeonato Brasileiro e entrou para o panteão de grandes craques flamenguistas. Já no Fluminense, não teve tanto sucesso. Contratado em 2005, o meio-campista não conseguiu conquistar títulos e fez apenas 60 partidas pelo Tricolor, tendo marcado 18 gols.
Logo na sequência aparece o meio-campista Toró. Hoje, atua no GBK, da Finlândia, mas foi formado nas categorias de base do Fluminense e se transferiu para o Flamengo ainda para atuar pelo sub-20. Pelo Mais Querido, jogou de 2006 a 2010, se sagrando campeão do Campeonato Brasileiro.
Ídolo histórico do Vasco da Gama, o ex-lateral balançou o futebol do Rio de Janeiro quando desembarcou na Gávea em 2003. Depois de conquistar tudo pelo Cruz-Maltino, tinha se transferido para a Arábia Saudita e retornou ao Brasil com status de super estrela. No entanto, as expectativas não foram atendidas e ele venceu apenas o Campeonato Carioca, em 2004. No ano seguinte se transferiu para o Fluminense, onde atuou apenas 19 vezes, com 3 gols marcados, mas também com um troféu do estadual na bagagem.
O ex-meia argentino é ídolo do Tricolor. Ele chegou ao clube em 2008 e entrou para o panteão de grandes craques que vestiram a camisa do Fluminense. Foi às finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, sempre batendo na trave. Mas, em 2010, se sagrou campeão Brasileiro com a equipe. Em 2017, defendeu o Flamengo, sob forte badalação, mas ficou longe de atingir o nível de futebol que desempenhou nas Laranjeiras. Fez apenas 3 jogos e não marcou gols.
Thiago Neves tem uma das atuações mais emblemáticas da história da final da Copa Libertadores da América. Depois de perder por 4 a 2, no jogo de ida, contra a LDU, do Equador, o Fluminense precisava de vencer por 3 gols de diferença para reverter o resultado. No entanto, sofreu um gol aos 6 minutos da primeira etapa, no Maracanã, e viu a chance de título se complicar. Porém, Thiago Neves marcou 3 gols e levou a decisão para os pênaltis, na qual acabou perdendo a cobrança e ficando com o vice-campeonato. Pelo Flu, foi campeão da Copa do Brasil e também do Campeonato Brasileiro. Em 2011, teve uma curta passagem pelo Flamengo com 21 gols e 10 assistências em 57 jogos, os quais ajudaram a conquistar o Campeonato Carioca daquele ano.
O Baixinho Romário também passou pelas duas equipes. Em 1995, fez uma das maiores movimentações de mercado da história do futebol brasileiro. Ele tinha acabado de vencer a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira e tinha sido consagrado melhor jogador de futebol do planeta. No entanto, trocou o Barcelona e a Espanha pelas praias cariocas para formar ataque com Edmundo e Sávio. Entre todas passagens, venceu a Mercosul, dois Carioca e a Copa dos Campeões Mundiais em 1997. Já pelo Tricolor das Laranjeiras, nunca levantou um troféu sequer mesmo tendo passado pelo clube duas vezes em 2002 e entre 2003 e 2004.
Apesar de ter passado pelas categorias de base de Xerém, Marinho atuou pouco como atleta profissional do Fluminense. Foram apenas 8 partidas em 2008 e depois se transferiu para o Internacional. Depois de ganhar projeção nacional, defendeu a camisa do Flamengo entre 2022 e 2023, conquistando a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América de 2022.
Renato Gaúcho tem uma passagem de destaque com a camisa do Fluminense pelo emblemático gol de barriga que fez na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 1995 contra o Flamengo. No entanto, foi pelo Rubro-Negro que teve maior sucesso. Ele se sagrou campeão Brasileiro em 1987 e da Copa do Brasil em 1990.
Embora seja um dos ídolos da história do Flamengo, o ex-lateral Léo Moura também passou pelo Fluminense e antes até. Em 2004, defendeu o Tricolor das Laranjeiras por uma única temporada, acumulando 59 jogos e marcando 2 gols. Se transferiu para o Mais Querido em 2005 e foi jogador do clube até 2015. Na longa passagem, conquistou duas Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro e 5 Campeonato Carioca.
Depois de fazer história ao redor do planeta, o Flamengo foi o primeiro destino de Ronaldinho Gaúcho ao retornar ao futebol brasileiro. Ele defendeu o Mais Querido entre 2011 e 2012, marcando 28 gols e dando 17 assistências. Além disso, foi campeão Carioca em 2011. O Fluminense foi o último clube da carreira do craque, mas atuou pouco. Em 2015, fez apenas 9 jogos e não marcou nenhum gol.
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…