Flamengo

A declaração de José Boto, do Flamengo, relacionada ao Real Madrid

José Boto analisa desafios do Flamengo no Mundial de Clubes 2025

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, comentou sobre as expectativas para o Mundial de Clubes 2025, que será realizado nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Em entrevista à “CNN”, o dirigente português destacou a diferença de nível entre os times das cinco principais ligas europeias e os clubes sul-americanos, apontando um cenário desafiador para as equipes do continente.

“Eu acho que posso fazer aqui uma chamada à realidade não só ao torcedor do Flamengo, mas ao torcedor brasileiro: o nível dessas grandes equipes, das cinco grandes ligas europeias, é uma realidade diferente. São elencos de altíssimo nível, são equipes habituadas a jogar também muitos jogos em níveis de intensidade elevadíssimos”, afirmou Boto.

O diretor ressaltou que é preciso encarar com realismo o nível de competitividade do torneio e evitou projeções otimistas contra clubes europeus. Para ele, a diferença de estrutura e investimento coloca os times da Europa em um patamar superior.

“Acho que seria um pouco fanfarrão da minha parte dizer que vamos jogar com o Real Madrid e vamos ganhar, jogar com o Chelsea… Não. Essas equipes, temos que ser realistas, estão em um patamar diferente de competitividade”, completou.

Apesar de reconhecer a superioridade dos europeus, Boto apontou um fator que pode equilibrar a disputa: o momento da temporada em que o torneio será disputado. Os clubes sul-americanos estarão em plena atividade, no meio do ano, enquanto os europeus enfrentarão um dilema entre conceder férias aos jogadores ou iniciar a pré-temporada durante o Mundial.

“A grande questão é que os times sul-americanos vão estar em plena competição, no meio das nossas temporadas, e eles vão estar ou em fim de temporada ou em início. A grande questão que coloco para mim: se eu tivesse no lugar desses times europeus, eles têm uma decisão muito forte a fazer: ou não dão férias aos jogadores, com todos os riscos que isso pode acarretar para o futuro, ou dão férias e vão ao Mundial fazer pré-temporada”, analisou.

“Isso coloco para mim sem ter nenhuma informação interna de lá… Penso que vão usar o Mundial como parte da pré-temporada e isso vai dar uma equilibrada com os times da América do Sul”, finalizou.

O Flamengo garantiu sua vaga no novo formato do Mundial de Clubes por ter vencido a Libertadores de 2022. O torneio contará com 32 equipes de diferentes continentes e será a primeira edição com esse modelo ampliado.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Atlético-MG vence o Juventude e deixa o Z-4 do Brasileirão

Nesta segunda-feira (5), o Atlético-MG enfrentou o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido…

7 horas ago

A declaração de Léo Condé direcionada a Bruno Tubarão, reforço do Ceará

Após quatro meses afastado dos gramados por conta de uma lesão, Bruno Tubarão fez sua…

7 horas ago

Bahia tem desfaques de peso para jogo contra o Flamengo

O Bahia conquistou um triunfo importante diante do Botafogo, por 1 a 0, pela sétima…

7 horas ago

Mano Menezes, Pedro Caixinha, Ramón Díaz, Quinteros, Fábio Carille e Pepa: seis técnicos são demitidos após sete rodadas do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro de 2025 atingiu uma marca significativa de instabilidade técnica: seis treinadores foram…

7 horas ago

Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, inaugura novidade importante

A partida entre Ceará e Vitória, realizada no sábado (3), no Estádio Presidente Vargas, marcou…

7 horas ago

Torcedor do Liverpool toma atitude surpreendente após saída de Alexander-Arnold

A saída de Trent Alexander-Arnold do Liverpool gerou grande repercussão entre os torcedores, sobretudo pela…

7 horas ago