Palmeiras

Saiba tudo sobre Vítor Tormena, novo alvo do Palmeiras

Vítor Tormena está na mira do Palmeiras para substituir seu homônimo, que deixou o Brasil com status de astro rumo à Inglaterra. Já o zagueiro do FK Krasnodar, da Rússia, pode estar fazendo o caminho inverso e regressando ao futebol brasileiro nesta janela.

Paulista de Marília, município do estado de São Paulo, o defensor de 29 anos está na mira de Abel Ferreira desde os tempos do Braga, de Portugal, mas ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar juntos. Isso porque o técnico transferiu-se ao PAOK, da Grécia, pouco antes de Tormena chegar ao clube português.

O interesse do Alviverde no zagueiro foi noticiado inicialmente pelo site ‘Nosso Palestra’, responsável por cobrir o dia a dia do clube. O Palmeiras, por sua vez, não confirma a informação de forma oficial, mas sabe-se que a cúpula está em busca de um reforço para o setor.

Perfil técnico do zagueiro

A versatilidade do defensor de 1,92 metros de altura talvez seja o que mais chama atenção em seu estilo de jogo. Vítor Tormena é zagueiro de origem, mas também atua potencialmente como lateral-direito, podendo, ainda, ‘quebrar um galho’ como meia pelo mesmo lado.

Segundo dados do ‘Transfermarkt’, Tormena disputou 192 jogos como zagueiro e atuou 22 vezes como lateral-direito, além de outras três partidas como meia pelo mesmo lado e uma mais centralizado. Ele, inclusive, contribuiu com duas assistências nessas últimas funções.

Vítor também se destaca pela imposição física e capacidade de antecipação defensiva, desde o desarme à leitura de jogo.

Categorias de base

Na mira do Palmeiras, Tormena é cria de Cotia e deu seus primeiros passos no futebol pelo São Paulo Futebol Clube. Permaneceu nas categorias de base do Tricolor de 2011 a 2017 e conquistou títulos expressivos como Copa do Brasil Sub-20 (2015 e 2016) e Libertadores da América Sub-20 (2016).

Tormena não chegou a ser aproveitado no time principal do São Paulo, mas foi emprestado ao profissional do Novorizontino entre janeiro e junho de 2017 – pouco antes de deixar Cotia. A ideia era utilizá-lo na disputa do Paulistão, mas o zagueiro participou apenas de uma partida pela equipe.

O retorno do defensor ao Tricolor paulista foi praticamente para selar a transferência ao Gil Vicente, de Portugal, em julho de 2017. Vítor foi titular, atuou por 90 minutos e ainda saiu com a vitória por 2 a 1 em sua estreia no futebol europeu, no dia 23 de julho de 2017. Depois, atuou por mais 37 vezes pelo clube e ainda contribuiu com dois gols antes de se emprestado ao Portimonense, em 2018.

O empréstimo ao Portimonense (POR) durou pouco menos de um ano, entre julho de 2018 e junho de 2019. Foram apenas 27 partidas, com um gol marcado e duas assistências concedidas aos companheiros. Até que o Braga surgiu no caminho e decidiu comprá-lo por 1,25 milhão de euros, em julho, por um contrato de cinco anos.

Tormena chegou ao Braga após indicação de Abel Ferreira e viveu a experiência mais significativa – e longeva – da carreira até aqui. Foram 126 partidas, quatro gols marcados, duas assistências aos companheiros e duas conquistas na prateleira: Taça da Liga (2019/20) e Taça de Portugal (2020/21).

Futebol russo

O FK Krasnodar apareceu na trajetória do brasileiro em agosto de 2023, com um contrato válido até junho de 2027. Vítor topou o desafio e decidiu se aventurar num novo futebol, com outra cultura e características. Sua transferência custou três milhões de euros, mais adicionais de 500 mil euros mediante o cumprimento de metas, aos cofres russos.

São 48 jogos desde sua chegada à equipe, sendo 41 apenas pela Russian Premier-Liga e um gol marcado, além de uma assistência. Vale destacar que a defesa do Krasnodar foi vazada em 39 oportunidades nesse período pela competição. Vítor ainda participou de seis embates pela Taça da Rússia e um pela Supertaça Rússia – passando em branco nos dois.

Tormena havia participado de 20 partidas pelo Krasnodar até dezembro de 2024, somando 1.691 minutos em campo. Nesse período, registrou um gol e contribuiu com uma assistência aos companheiros.

Ana Teixeira

Recent Posts

Vídeo: Eduardo Bandeira, ex-presidente do Flamengo, é ovacionado por torcedores antes da final da Libertadores

Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…

14 horas ago

Ônibus de torcedores do Flamengo rumo à final da Libertadores é parado por policiais

A caminho de Lima, no Peru, para a final da Copa Libertadores da América, um…

14 horas ago

Ex-técnico do Flamengo recebe proposta para treinar time na Europa

Após um período de sete meses afastado por questões de saúde mental, Tite prepara seu…

14 horas ago

Cria do Flamengo dá declaração antes da final da Libertadores: “eu sou apaixonado…”

Atualmente no Sporting Cristal, Felipe Vizeu vive sua primeira experiência no futebol peruano desde agosto.…

15 horas ago

Ídolo do Flamengo, Leandro se emociona ao mandar recado para os jogadores antes da Libertadores

A véspera da final da Libertadores de 2025 tem sido marcada por mobilizações dentro e…

15 horas ago

Onde assistir Flamengo x Palmeiras pela final da Libertadores

Palmeiras e Flamengo se reencontram neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), para a…

15 horas ago