Grêmio

Francis Amuzu revela por que escolheu o Grêmio

O Grêmio oficializou a contratação do atacante Francis Amuzu, que deixou o futebol belga para reforçar a equipe na temporada. O jogador de 25 anos, nascido em Gana e com nacionalidade belga, passou toda sua carreira no Anderlecht antes de aceitar o desafio de atuar no futebol brasileiro. Amuzu já está em Porto Alegre e foi apresentado pelo clube em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12 de fevereiro).

Decisão influenciada por Quinteros

Durante sua apresentação, Amuzu revelou que a confiança transmitida pelo técnico Gustavo Quinteros foi decisiva para sua escolha. O atacante destacou que a conversa com o treinador teve um peso importante no desfecho da negociação.

“Para mim foi muito fácil escolha, pela confiança do treinador, tive uma conversa que me passou confiança. Ele falou para vir, que eu ia gostar, jogar bastante, claro que caso eu mantenha a performance”, disse.

Revelado pelo Anderlecht, Amuzu atuou por mais de sete temporadas na equipe principal, somando mais de 250 partidas. Estreou como profissional em 2017 e chegou a atuar ao lado de jogadores renomados, como Jeremy Doku, do Manchester City. Na última temporada europeia, participou de 28 partidas, sendo titular em 11 delas, e marcou quatro gols, além de dar duas assistências.

Perfil técnico e função tática

Amuzu é um atacante de velocidade e drible, atuando prioritariamente pelo lado esquerdo, no esquema de “pé invertido”. O jogador destacou que tem preferência por essa posição, mas não descarta jogar pela direita caso necessário.

“Eu senti a confiança, para que eu jogue muitos jogos, mas no futebol se você não é bom, você não vai jogar. Tem que mostrar em campo também. Depende de mim agora. Preciso jogar e o resto virá”, afirmou o jogador.

Investimento e chegada ao Brasil

O Grêmio desembolsou 1,2 milhão de euros (R$ 7,2 milhões) para tirar Amuzu do Anderlecht. O jogador poderia assinar um pré-contrato e sair de graça no meio do ano, mas o clube optou por antecipar sua chegada. O atacante desembarcou em Porto Alegre na semana passada e precisou da ajuda de um intérprete no início. No entanto, fala inglês fluentemente, o que tem facilitado sua adaptação ao novo ambiente.

A chegada de Amuzu atende a um pedido de Quinteros por reforços no ataque, sobretudo para suprir a saída de Soteldo. O jogador tem características semelhantes, como velocidade e drible, podendo agregar ao setor ofensivo da equipe. Atualmente, o chileno Aravena tem sido o titular na posição.

Henrique Machado

Recent Posts

O recado de Filipe Luís envolvendo Gerson, do Flamengo

Às vésperas da estreia na Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo segue contando com…

29 minutos ago

Jogador vai deixar o Flamengo após o Mundial de Clubes

O Flamengo inicia, nesta segunda-feira (16 de junho), sua caminhada no Mundial de Clubes. A…

35 minutos ago

Muita grana! Vitória contra Espérance pode render caminhão de dinheiro ao Flamengo

O Flamengo inicia sua caminhada no Mundial de Clubes de 2025 nesta segunda-feira (16 de…

37 minutos ago

A declaração de Léo Ortiz direcionada a Gerson, de saída do Flamengo

Léo Ortiz concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, após as atividades do Flamengo nos Estados Unidos,…

1 hora ago

Chelsea X Los Angeles palpites e odds de apostas para o Mundial de Clubes – 16/06

Nesta segunda-feira, 16 de junho, Chelsea X Los Angeles se enfrentam pela 1ª rodada da…

1 hora ago

O jogador que Léo Ortiz, do Flamengo, gostaria de marcar na Copa do Mundo de Clubes

A Copa do Mundo de Clubes estreia neste sábado (14) e vai colocar equipes de…

2 horas ago