Bahia

The Strongest x Bahia: a declaração de Gilberto

O Bahia se prepara para um dos desafios mais complexos da fase preliminar da Copa Libertadores. O time enfrenta o The Strongest, na próxima terça-feira (18), em La Paz, cidade conhecida por sua altitude elevada. O duelo, que será disputado no estádio Hernando Siles, promete exigir física e tecnicamente da equipe brasileira. Antes da viagem para a Bolívia, no entanto, o Bahia ainda tem compromissos pelo Campeonato Baiano e pela Copa do Nordeste.

Viagem antecipada dos goleiros

Como parte do planejamento, os goleiros Marcos Felipe e Danilo Fernandes viajaram com cinco dias de antecedência em relação ao restante do elenco. A decisão visa minimizar o impacto da altitude sobre os jogadores da posição e permitir uma melhor adaptação ao ambiente adverso. A comissão técnica programou quatro sessões de treinamento no CT do Bolívar, clube boliviano que pertence ao Grupo City, o mesmo conglomerado que administra o Bahia.

O trabalho focará na adaptação às mudanças na velocidade da bola, tempo de reação e gestos técnicos. Além dos goleiros, o preparador da posição, Eduardo Varjão, e o coordenador médico, Rafael Garcia, também viajaram antecipadamente para monitorar o desempenho e os efeitos fisiológicos da altitude.

Declaração de Gilberto

O lateral-direito Gilberto comentou sobre os desafios da Libertadores e garantiu que a equipe está focada no próximo compromisso.

“Com certeza nós sabemos que é um jogo muito importante, um jogo de 180 minutos; o que for feito lá não acaba lá, ainda tem muito jogo em casa. Sabemos da dificuldade de jogar na altitude, já joguei e sei como é difícil. Mas o mais importante é não só focar nos pontos negativos e estamos sempre conversando sobre o que é preciso fazer para se sair bem lá. É isso o que o departamento físico tem feito e tem nos ajudado bastante. Vamos 100% focados para fazer um grande jogo”, disse.

Compromissos antes da viagem

Apesar da expectativa para a estreia na Libertadores, o Bahia ainda tem dois jogos importantes antes da viagem para a Bolívia. A equipe enfrenta o América-RN pela Copa do Nordeste e, posteriormente, encara o Barcelona-BA pelo Campeonato Baiano. Gilberto destacou a importância de manter a concentração em cada compromisso.

“Todos os jogos são importantes. O jogo mais importante é sempre o próximo, e sabemos que precisamos focar totalmente na partida de amanhã, porque será difícil. (O América-RN) é um adversário bom, então temos que estar 100% comprometidos, fazer um grande jogo, garantir os três pontos em casa e trazer alegria para o nosso torcedor”, afirmou o jogador.

Responsabilidade na Libertadores

A presença do Bahia na Libertadores é um momento histórico para o clube, que não disputava a competição continental há 35 anos. O elenco entende o peso da participação no torneio e a importância de representar bem o clube. Gilberto enfatizou essa responsabilidade:

“Todos nós sabemos da importância desse jogo na Libertadores, ouvimos o ano passado inteiro sobre o quanto era importante a gente conseguir a classificação para a história do clube.”

Com a viagem programada para segunda-feira (17), o Bahia seguirá para a Bolívia buscando se preparar da melhor forma possível para enfrentar o The Strongest e avançar na competição continental.

Henrique Machado

Recent Posts

Danilo revela detalhes do gol que deu o título da Libertadores ao Flamengo

A trajetória de Danilo no futebol já era marcante antes da final da Libertadores, mas…

8 horas ago

Flamengo encaminha chegada de dois reforços para 2026

Com a temporada de 2025 se aproximando do fim, o Flamengo já direciona suas atenções…

8 horas ago

Craque na NBA aparece vestindo camisa do Flamengo após título da Libertadores

O vínculo entre Joel Embiid e o Flamengo ganhou destaque novamente após o título do…

8 horas ago

Muita grana! Flamengo ultrapassa R$ 2 bilhões de receita em 2025

Com base nas informações mais recentes, o Flamengo consolidou um marco histórico em sua gestão…

8 horas ago

Pedro ainda joga pelo Flamengo em 2025? Veja a declaração do atacante

Após a conquista da Libertadores diante do Palmeiras no último sábado (29), o Flamengo voltou…

8 horas ago

Atacante deve deixar o Flamengo mesmo após título da Libertadores

Everton Cebolinha, que chegou ao Flamengo em 2022 após ser adquirido junto ao Benfica por…

8 horas ago