Neymar em ação pelo Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)
A bola utilizada no Campeonato Paulista tem gerado polêmica entre jogadores e treinadores, incluindo críticas de Neymar, que se manifestou após a derrota do Santos para o Corinthians por 2 a 1. “Com todo o respeito à marca, mas pecaram na bola. Ela é muito ruim. Tem de melhorar um pouquinho mais para ajudar nosso campeonato”, afirmou o atacante. O goleiro Hugo Souza também não poupou críticas, chamando a bola de “horrível”.
Produzida pela Penalty desde 2019, a bola do Paulistão, chamada S11 Ecoknit, é feita a partir de garrafas PET recicladas, o que a torna mais sustentável. A cada bola, 4,5 garrafas PET são reaproveitadas, e 62% do material utilizado na produção é de origem sustentável ou reciclável, incluindo materiais derivados da cana-de-açúcar. Além disso, a tecnologia Ecoknit, que utiliza tecido de poliéster proveniente das garrafas PET, é um dos diferenciais do modelo, junto com a câmara composta por 6 discos simetricamente posicionados para garantir a forma esférica.
Apesar de a bola ter o selo de qualidade da FIFA, com a certificação “FIFA Quality Pro”, ela tem sido alvo de críticas constantes.
“Gostaria que vocês perguntassem para os jogadores, para os jogadores de todos os times também. Essa bola da Penalty é horrível. Eu tive a oportunidade de jogar com ela e agora estou vendo eles sofrerem também”, declarou Filipe Luís após a vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda, no Campeonato Carioca.
A Penalty, em resposta, reforçou o compromisso com a qualidade do produto e destacou que a bola segue todos os parâmetros exigidos pela FIFA. Mesmo assim, as críticas não cessam, e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) convocou uma reunião extraordinária para discutir, entre outros problemas, a qualidade da bola e dos campos utilizados no Campeonato Carioca deste ano.
O modelo S11 Ecoknit, que custa cerca de R$ 600, também é utilizado no Campeonato Carioca e tem gerado reações semelhantes entre os atletas. A expectativa é que, após os debates, algumas melhorias possam ser feitas para atender às necessidades dos jogadores nas competições estaduais.
Carlo Ancelotti planeja ampliar os testes com jogadores do Brasileirão na próxima Data Fifa, em…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), o tom provocativo adotado pelas redes sociais do Flamengo gerou…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), Pedro segue à espera da valorização prometida pela diretoria do…
Tite decidiu que voltará a trabalhar a partir de janeiro de 2026, segundo a ESPN.…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), o Vasco publicou uma nota para rebater Luiz Eduardo Baptista,…
A disputa entre Flamengo, Palmeiras e São Paulo pela divisão de receitas da Libra ganhou…