Escudo do Palmeiras (Foto Reprodução/Instagram)
A situação do Palmeiras no Campeonato Paulista 2025 ficou ainda mais complicada após o empate sem gols contra o São Paulo, no Allianz Parque, no último domingo. O Verdão estacionou na terceira colocação do Grupo D e agora precisa de uma combinação de resultados para avançar às quartas de final. Isso porque a equipe não depende mais só de si, mas também da ajuda de outros times para garantir sua classificação.
Atualmente com 17 pontos, o Palmeiras está a dois pontos de distância da vice-líder Ponte Preta e cinco do líder São Bernardo, que soma 22 pontos. Sendo assim, o caminho mais direto para o Verdão seguir no torneio seria vencer seus dois jogos restantes contra Botafogo-SP e Mirassol, chegando a 23 pontos.
No entanto, para que isso seja suficiente, a Ponte Preta não pode vencer seus dois compromissos. Caso a Macaca vença um e empate o outro (contra São Paulo ou Bragantino), ela também chegaria a 23 pontos, mas o Palmeiras ficaria à frente pelo saldo de gols, que atualmente é de 8, contra 5 da Ponte.
Além disso, há outras combinações de resultados que podem garantir a classificação do Palmeiras. Se a equipe vencer um jogo e empatar outro, chegaria a 21 pontos, e a Ponte Preta precisaria somar no máximo dois pontos (dois empates) para que o Verdão se mantivesse na frente. Caso ambos vençam os dois jogos, a disputa se concentraria na perda de pontos do líder São Bernardo, que precisaria perder os dois jogos (contra Portuguesa e São Paulo) para não garantir sua vaga.
Cabe ressaltar que, com os 17 pontos conquistados até agora, o Palmeiras estaria classificado em qualquer outro grupo do Paulistão, o que torna a situação ainda mais frustrante. Abel Ferreira, técnico do Verdão, foi direto ao comentar sobre a situação. “Deixa eu reforçar: com os pontos que temos, éramos classificados em todos os grupos. Infelizmente, em função do regulamento e de um belo desempenho dos adversários de nosso grupo, estamos dependendo de resultados de terceiros”, afirmou.
Com isso, o Palmeiras entra em campo já sabendo o que precisa fazer para seguir vivo no torneio. Na próxima quinta-feira (19), às 19h30, o Verdão enfrenta o Botafogo-SP no Allianz Parque, já com a expectativa de resultados do confronto entre Ponte Preta e São Paulo, que acontece na quarta-feira (18), às 21h35, no Morumbi. A vitória do Palmeiras é essencial, mas o time precisa, acima de tudo, de uma combinação favorável de resultados.
Após mais de duas décadas vestindo Nike, o Corinthians pode estar perto de uma reviravolta…
Palmeiras e São Paulo se enfrentam no próximo domingo (11), às 17h30 (horário de Brasília),…
O comentarista esportivo Fábio Sormani apontou o Palmeiras como principal favorito à conquista das duas…
O jornalista André Rizek não economizou nos elogios ao avaliar o momento atual do Palmeiras.…
Em análise recente, Roberto Rivellino demonstrou otimismo em relação ao desempenho do São Paulo no…
A ausência de Trent Alexander-Arnold no confronto entre Liverpool e Arsenal, marcado para domingo (11…