Escudo do São Paulo (Foto: Reprodução/São Paulo)
O São Paulo chegou ao clássico contra o Palmeiras com uma pressão imensa e expectativas baixas após uma sequência de três jogos ruins no Campeonato Paulista. A torcida, descontente com o desempenho da equipe, temia que uma derrota no Choque-Rei pudesse resultar na demissão do técnico Luis Zubeldía. No entanto, o empate por 0 a 0, longe de ser um triunfo, acabou por esfriar o ambiente no clube e reduzir a pressão sobre o treinador.
Para o clássico, Zubeldía decidiu implantar uma formação diferente, com três zagueiros, buscando restaurar a solidez defensiva da equipe. A alteração, ao que parece, foi bem-sucedida, mas uma escolha tática chamou ainda mais atenção: Lucas e Oscar, as principais estrelas do São Paulo, pediram para começar no banco de reservas.
Segundo jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi, a decisão foi tomada pelos próprios jogadores, preocupados com as repercussões físicas de um jogo intenso no gramado sintético do Allianz Parque. Isso porque o São Paulo tem um histórico de lesões no estádio do rival, com jogadores como Giuliano Galoppo e Nahuel Ferraresi sofrendo graves contusões no passado. Sendo assim, Zubeldía compreendeu a preocupação dos atletas e alterou sua formação, preservando-os.
A decisão gerou questionamentos, mas a versão oficial, conforme o próprio Zubeldía, foi a de que a mudança fazia parte de um “planejamento de carga” para preservar os jogadores mais importantes do elenco.
“Tivemos coragem de tirar dois jogadores importantes (do time titular) por uma questão de planejamento de carga, assim como em outros momentos saíram Calleri, Luciano e alguns outros. Priorizamos o planejamento”, afirmou o técnico.
Com isso, a expectativa é de que Lucas e Oscar retornem ao time titular na próxima partida, após descansarem durante a maior parte do Choque-Rei. No entanto, vale destacar que ainda há dúvidas sobre a condição de Luciano, que pode ter seu terceiro jogo consecutivo entre os 11 iniciais. Dessa maneira, Zubeldía seguirá avaliando as condições físicas dos seus jogadores, buscando sempre o equilíbrio entre a preservação e o desempenho em campo.
Rodrigo Garro deu um passo importante em sua recuperação ao reaparecer no campo do CT…
A temporada do Grêmio está longe de agradar aos torcedores. O rendimento em campo vem…
O Atlético-MG viveu uma noite frustrante na última quinta-feira (8), ao ser derrotado por 3…
O clima nos bastidores do Flamengo voltou a esquentar após o empate por 1 a…
Contratado pelo Santos no início de 2025, Zé Rafael vive agora a expectativa de estrear…
A preparação do São Paulo para o Choque-Rei, marcado para domingo (12) às 17h30, ganhou…