Flamengo

Zico faz comparação entre Flamengo e Real Madrid

O futebol está em constante transformação, e uma das mudanças mais notáveis é a evolução das funções táticas dentro das equipes. Zico, maior ídolo da história do Flamengo, compartilhou suas percepções sobre o fim da função do camisa 10 “original”, atribuindo esse movimento aos novos paradigmas de treinamento. 

Em uma entrevista à FlaTV, o ex-jogador expressou sua opinião sobre o futuro dessa posição e como clubes de renome, como o Real Madrid, influenciam o futebol moderno.

O fim do camisa 10

Zico não escondeu sua frustração ao afirmar que a posição de camisa 10, aquela tradicionalmente ocupada por jogadores criativos e habilidosos, está se tornando obsoleta no futebol atual. 

Segundo ele, a ausência desse tipo de jogador, que atua atrás do centroavante, é visível em times de grande porte, como o Real Madrid. 

“Qual é o maior time do mundo e o maior campeão? O Real Madrid. Quem é o 10 do Real Madrid? (Modrić) Ele é 10? É meiuca! O Real Madrid joga com três na frente e três no meio. Não tem o 10. Se o melhor time não tem o 10, todo mundo quer copiar. Acabaram com a posição do número 10”, disparou Zico.

Vale destacar que o Real Madrid opta por um meio-campo central mais funcional, sem a presença do famoso “10” clássico. Isso porque, com o crescimento da tática de jogo, o número 10 tornou-se sinônimo de algo antiquado, sendo substituído por funções mais equilibradas e menos voltadas para o talento individual.

Arrascaeta no Flamengo

Por outro lado, o Flamengo segue mantendo a tradição do camisa 10 com Arrascaeta, um dos poucos jogadores que ainda atuam de forma clássica nessa função. Desde que chegou ao Mengão, o uruguaio conquistou a camisa 14 e, após o episódio envolvendo Gabigol e a punição pela foto com o Corinthians, assumiu a responsabilidade de carregar o peso do número 10 no clube.

Sendo assim, Zico exalta a postura do Flamengo em preservar o espírito da posição, mas não deixa de criticar a mudança de paradigmas nos treinamentos modernos. 

“Acabaram com o 10. Eu atribuo aos novos treinadores de terem extinguido a posição de número 10. Quando pedem para fazer teste, o cara tem que ser forte, alto e combativo, e não ser jogador de futebol”, afirmou Zico.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

José Boto revela o que o Flamengo fará com o dinheiro da venda de Gerson

A saída de Gerson e a participação no Mundial de Clubes trouxeram ganhos significativos aos…

3 horas ago

Flamengo: Roma, da Itália, quer contratar titular de Filipe Luís

O lateral Wesley, revelado pelas categorias de base do Flamengo, voltou a ser alvo de…

3 horas ago

Flamengo responde de forma oficial proposta da Juventus por Wesley

A Juventus intensificou seu interesse na contratação de Wesley, lateral-direito do Flamengo, com uma proposta…

4 horas ago

Atlético-MG toma atitude drástica e demite o seu técnico

A derrota por 7 a 1 para o Coimbra, no sábado (28 de junho), pelo…

7 horas ago

A declaração de José Boto sobre o futuro de Filipe Luís, no Flamengo

O Flamengo avalia os próximos passos no comando técnico da equipe, enquanto o nome de…

9 horas ago

Ídolo do Flamengo é anunciado por rival

O Santos anunciou oficialmente, nesta terça-feira (1º de julho), a contratação do volante Willian Arão.…

9 horas ago