Jogadores brigam em Flamengo x Botafogo (Foto: Reprodução/Premiere)
O futebol carioca voltou a ser palco de controvérsias, desta vez envolvendo uma decisão polêmica no clássico Flamengo x Botafogo. Isso porque a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) surpreendeu ao divulgar o áudio do VAR (árbitro de vídeo) relacionado ao lance em que De La Cruz, do Flamengo, não foi expulso após um cotovelada em Matheus Martins.
Vale destacar que essa não é uma prática comum da Ferj, que, geralmente, não disponibiliza os áudios de revisão de lances no Campeonato Carioca. Isso porque o áudio em questão foi exibido durante um julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), gerando ainda mais repercussão sobre o ocorrido.
No áudio, o árbitro de vídeo, Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, analisa o lance e justifica a decisão de não expulsar o jogador.
Ele afirma que não há “força excessiva” no movimento de De La Cruz, considerando a jogada como um simples “bate e sai”, sem a intensidade necessária para uma expulsão. “Cartão amarelo confirmado, OK? Não tem intensidade alta para expulsão”, diz Paulo Renato, corroborando a decisão do árbitro de campo, Bruno Mota Correia.
Enquanto o VAR passou por uma suspensão preventiva após o erro cometido, o árbitro de campo não foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva.
Cabe ressaltar que o presidente da comissão de arbitragem, Sérgio Queiroz Duarte, declarou: “Não somos nós que vamos dar uma nova interpretação ao lance”. Por isso, a decisão final não alterou o entendimento do árbitro e o lance seguiu como inicialmente julgado.
Com isso, a revelação do áudio gerou mais debates sobre a atuação do VAR no futebol brasileiro, deixando claro que, apesar da tecnologia, as interpretações de lances continuam a ser um ponto de constante controvérsia no esporte.
A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…
Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…
Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…
A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…
A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…
A MC Games, honrando o slogan "Sempre com você", anuncia o patrocínio do América Futebol…