Brasil

CBF: a declaração de Ednaldo Rodrigues direcionada a Ronaldo Fenômeno

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se manifestou pela primeira vez sobre a candidatura de Ronaldo Fenômeno ao comando da entidade. Após reunião do Conselho da Conmebol, o dirigente destacou o respeito pelo ex-atacante, mas ressaltou que as regras da confederação são estabelecidas em conjunto com Conmebol e Fifa.

“Primeiro, nosso respeito a Ronaldo como atleta. Ele ajudou muito a seleção brasileira, principalmente na conquista do pentacampeonato mundial. Tem meu respeito como torcedor e dirigente. É normal qualquer pessoa se candidatar, desde que atenda aos pré-requisitos estabelecidos no estatuto, nas regras e na lei”, afirmou Ednaldo.

O mandatário reforçou que o foco atual da CBF está nas competições em andamento, como os Campeonatos Brasileiros das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. Segundo ele, a confederação ainda não iniciou qualquer discussão sobre o processo eleitoral.

Ednaldo também destacou mudanças recentes nas regras para candidaturas à presidência da CBF. Segundo ele, sua gestão reduziu a exigência de oito federações apoiadoras para quatro, o que, na sua visão, tornou o processo mais transparente e aberto ao debate.

“A CBF entende que é muito salutar a diversidade. Foi na nossa gestão que permitimos que isso pudesse acontecer com mais debate. A cláusula era de oito federações apoiando um candidato, e propusemos que fossem quatro. Hoje, são quatro. Tem que haver debate sobre o que é melhor para o futebol brasileiro, e cabe a quem vota, clubes e federações, julgar”, explicou.

Além do tema eleitoral, Ednaldo Rodrigues comentou sobre a polêmica envolvendo gramados sintéticos no futebol brasileiro. Segundo o dirigente, um estudo já foi encomendado para avaliar os impactos desse tipo de piso na segurança dos jogadores.

“Respeitamos todos os posicionamentos, principalmente dos atletas, que são os que jogam. Mais do que a CBF, os próprios clubes, que empregam os atletas diretamente, devem debater esse tema. A CBF, como sempre, vai estimular essa discussão”, disse.

A pesquisa está sendo conduzida pela Comissão Nacional Médica da CBF, liderada pelo doutor Jorge Pagura. “O Pagura vai apresentar um estudo aprofundado com dados do Brasil, e isso pode subsidiar clubes e atletas na tomada de decisão”, concluiu Ednaldo.

Leandro Azevedo

Recent Posts

A declaração de Bap sobre o aumento dos preços dos ingressos do Flamengo

Nesta quinta-feira (09 de outubro), o presidente do Flamengo, Bap, defendeu a política de preços…

11 horas ago

Netflix pode transmitir competição que o Flamengo participa

A Conmebol iniciou a licitação dos direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana…

11 horas ago

Partida do Flamengo no Brasileirão sofre alteração

A CBF alterou o local do jogo entre São Paulo e Flamengo, pela 32ª rodada…

11 horas ago

Eric Faria faz sugestão ousada para a arbitragem de Flamengo x Palmeiras

Flamengo e Palmeiras se enfrentam domingo (19 de outubro), no Maracanã, pela 29ª rodada do…

13 horas ago

Ex-atacante do Flamengo revela detalhes de sua passagem pelo clube: “Foi difícil, mas…”

Diego Tardelli relembrou sua passagem pelo Flamengo em 2008 e os bastidores da eliminação para…

13 horas ago

CBF confirma nova data para jogo adiado entre Flamengo e Sport; veja detalhes

A CBF definiu nesta quinta-feira (09 de outubro) a nova data e o horário do…

14 horas ago