John Textor, dono da SAF do Botafogo — Foto: Reprodução
O nome de John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo, voltou a ser assunto no futebol brasileiro, mas desta vez, não pela gestão do clube ou pela estratégia de investimento.
O dirigente está sendo alvo de um processo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que, após uma denúncia de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro, resultou em um acordo e em uma multa milionária a ser paga por Textor.
De acordo com informações divulgadas pelo GE, o STJD e Textor chegaram a um acordo para encerrar o processo em troca do pagamento de R$ 1 milhão. Esse valor, considerado o maior já imposto pela corte, visa sanar a questão sem que o caso vá a julgamento.
A denúncia de manipulação de resultados foi feita pelo próprio empresário em março de 2024, com foco principal na partida entre Palmeiras e São Paulo no Brasileirão de 2023. Textor se apoiou em um relatório de uma empresa contratada para investigar possíveis irregularidades no jogo, além de levantar suspeitas sobre outras partidas.
Vale destacar que, no entendimento da corte, Textor não conseguiu apresentar provas concretas que comprovassem suas acusações, e por isso, a denúncia foi considerada infundada.
Além disso, a sugestão para o acordo partiu da defesa de Textor, que, com isso, conseguiu evitar uma punição mais severa, que poderia incluir a suspensão de até dois anos de suas atividades no clube.
O processo resultou em cinco denúncias pelo artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de ofensa à honra de alguém em fatos ligados ao desporto. Além disso, houve uma acusação no artigo 221, que prevê punição para quem der causa a erros grosseiros ou que instigue a abertura de inquéritos ou processos baseados em sentimentos pessoais.
Sendo assim, as acusações foram amplamente apoiadas pela Procuradoria Geral da Justiça Desportiva, pela Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol) e pelo Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo.
Desse jeito, a atuação de Textor, mesmo com o respaldo de sua defesa, não foi suficiente para sustentar as acusações no tribunal. Por isso, o acordo, que resultou na multa milionária, parece ser a melhor solução para evitar um desgaste ainda maior, tanto para o empresário quanto para o clube.
Nesta segunda-feira (5), o Atlético-MG enfrentou o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido…
Após quatro meses afastado dos gramados por conta de uma lesão, Bruno Tubarão fez sua…
O Bahia conquistou um triunfo importante diante do Botafogo, por 1 a 0, pela sétima…
O Campeonato Brasileiro de 2025 atingiu uma marca significativa de instabilidade técnica: seis treinadores foram…
A partida entre Ceará e Vitória, realizada no sábado (3), no Estádio Presidente Vargas, marcou…
A saída de Trent Alexander-Arnold do Liverpool gerou grande repercussão entre os torcedores, sobretudo pela…