Futebol Internacional

FIFA quer realizar mais uma competição a partir de 2026

A FIFA anunciou a criação de dois novos torneios para o futebol feminino: a Copa das Campeãs e o Mundial de Clubes Feminino. A decisão foi aprovada em reunião do Conselho da entidade e faz parte da estratégia de fortalecimento e expansão da modalidade a nível global.

O Mundial de Clubes Feminino terá sua primeira edição realizada em 2028. O torneio contará com 16 equipes, incluindo cinco representantes da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. Outras três vagas serão definidas em uma fase preliminar disputada entre clubes classificados de diferentes confederações. O formato será similar ao de outras competições internacionais, com uma fase de grupos seguida de mata-mata. A sede do torneio ainda não foi escolhida.

A Copa das Campeãs será disputada pela primeira vez em 2026 e acontecerá nos anos em que não houver Mundial de Clubes. O torneio reunirá os seis campeões continentais do futebol feminino. Na fase inicial, o campeão da Ásia enfrentará o vencedor da Oceania, e o ganhador deste confronto jogará contra o campeão africano para definir os quatro finalistas. As equipes da UEFA, Conmebol e Concacaf já estarão classificadas diretamente para as semifinais.

A FIFA também ajustou o calendário das competições continentais para garantir a participação dos campeões na Copa das Campeãs. A Champions League da UEFA, a Libertadores Feminina e a Concacaf Champions Cup definirão seus vencedores entre maio e novembro do ano anterior ao torneio.

O objetivo da entidade é aumentar a visibilidade do futebol feminino, proporcionando mais oportunidades para clubes ao redor do mundo competirem em torneios de alto nível. “É um dia histórico para o futebol feminino. A FIFA busca cada vez mais o fortalecimento da modalidade, e a CBF está alinhada com essa iniciativa”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Com as novas competições, a FIFA busca impulsionar o desenvolvimento do futebol feminino e consolidar um calendário internacional estruturado para os clubes. A expectativa é de que essas iniciativas aumentem a competitividade e o reconhecimento da modalidade em nível mundial.

Paula Silva

Recent Posts

Prévia de São Paulo x Boca Juniors: Decisão nas Quartas de Final da Copa Sul-Americana

As quartas de final da Copa Sul-Americana chegam ao seu momento decisivo nesta terça-feira, 15…

23 horas ago

Vasco x Santa Fe: Análise e Informações do Jogo de Volta pela Copa Sul-Americana

O palco está montado no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, para um confronto…

1 dia ago

Prévia de Platense x Fluminense: Decisão nas Quartas de Final da Libertadores

A tensão está no ar para o decisivo jogo de volta das quartas de final…

1 dia ago

Bahia x Remo: Análise e Estatísticas para o Confronto da 27ª Rodada do Brasileirão

O confronto da 27ª rodada do Brasileirão, marcado para o dia 14 de setembro de…

2 dias ago

Previsão de Flamengo x Corinthians: Confronto Decisivo pelo Brasileirão no Maracanã

O Maracanã será o palco de um clássico nacional de extremos no dia 13 de…

3 dias ago

Mirassol x Vitória: Análise, Estatísticas e Contexto para o Clássico no Brasileirão

As disputas na parte inferior da tabela do Brasileirão ganham um novo capítulo no dia…

3 dias ago