Palmeiras

CBF detona atitude da Conmebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou forte repúdio à decisão da Conmebol sobre a punição ao Cerro Porteño, após os atos racistas sofridos pelo atacante Luighi, do Palmeiras, na Libertadores Sub-20. A entidade considerou a medida ineficaz e afirmou que ela não combate a discriminação racial com a devida severidade, podendo, inclusive, estimular novas infrações.

O caso ocorreu durante a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, quando um torcedor da equipe paraguaia imitou um macaco em direção a Luighi e ainda cuspiu no jogador. O atacante, visivelmente abalado, deixou o campo chorando e desabafou após a partida, pedindo medidas mais rigorosas contra o racismo no futebol sul-americano.

A Conmebol aplicou uma multa de 50 mil dólares (aproximadamente R$ 288 mil) ao Cerro Porteño e determinou que os jogos restantes da equipe na competição sejam disputados sem público. Além disso, o clube foi obrigado a realizar uma campanha antirracista em suas redes sociais. No entanto, a punição ainda pode ser revista, caso o Cerro Porteño apresente um recurso.

O Palmeiras também criticou a decisão da Conmebol, classificando-a como “extremamente branda” diante da gravidade dos fatos. O clube paulista afirmou que irá buscar justiça e cogita acionar a FIFA para que o caso tenha uma resolução mais rigorosa.

Em nota oficial, a CBF destacou sua política de “tolerância zero” contra atos discriminatórios e reforçou que adotaria todas as medidas necessárias diante da postura da Conmebol. A entidade citou ainda o Protocolo Global Antirracismo da FIFA, cujo cumprimento é obrigatório para as federações filiadas.

Nota oficial emitida pela CBF

“A Confederação Brasileira de Futebol, embora ainda não tenha sido notificada sobre a denúncia que ofereceu em face do Club Cerro Porteño (Paraguai), em razão dos crimes cometidos pelos seus torcedores contra os atletas Luighi e Figueiredo da Sociedade Esportiva Palmeiras, vem registrar sua inteira indignação com a decisão da Comissão Disciplinar da Conmebol em razão da sua completa inefetividade.

A decisão não combate com o rigor necessário a discriminação racial ocorrida, mas, lamentavelmente, incentiva a prática de novos atos criminosos ante a ineficácia das penalidades aplicadas – sobretudo a um clube reincidente -, porque só atinge a equipe sub-20 do Clube denunciado que está muito provavelmente apenas a um jogo de encerrar sua participação na competição, tornando a já insignificante penalidade, sem serventia.

O racismo no esporte, além de ser uma afronta à dignidade humana, compromete os valores de respeito, inclusão e igualdade que devem nortear as competições esportivas.

A CBF tem reforçado continuamente sua política de tolerância zero contra atos discriminatórios e adotará todas as medidas cabíveis face ao descumprimento do Protocolo Global Antirracismo da FIFA pela Conmebol, cuja aplicação é obrigatória conforme a Circular nº 1884, enviada em 16 de maio de 2024, para todas as 211 (duzentas e onze) associações membros da FIFA. Rio de Janeiro, 09 de março de 2025.”

Equipe Gávea News

Recent Posts

Ex-goleiro do Flamengo assina com clube da Europa

Nesta sexta-feira (07 de novembro), o goleiro César, revelado pelo Flamengo, fechou com o AD…

19 horas ago

Casa cheia! Torcida do Flamengo esgota ingressos para o duelo contra o Santos de Neymar

Flamengo e Santos se enfrentam no domingo (09 de novembro), às 18h30 (horário de Brasília),…

19 horas ago

Flamengo sofre mais uma derrota na Justiça para Paolo Guerrero

Nesta sexta-feira (07 de novembro), o Flamengo sofreu nova derrota na Justiça do Rio em…

19 horas ago

Ídolo do Flamengo, Zico revela que quase desistiu do futebol

Profissionalizado pelo Flamengo em 1971, Zico iniciou sua trajetória no futebol com grande expectativa. Naquele…

20 horas ago

Veja as chances de título do Flamengo após o fim da rodada

Após a conclusão da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras consolidou sua liderança ao…

20 horas ago

Arrascaeta faz publicação direcionada a Pedro, do Flamengo

Comentários de jornalistas e comentaristas esportivos sobre o momento do Flamengo viraram oportunidade de marketing.…

23 horas ago