Fluminense

Fluminense: a declaração de Everaldo sobre a camisa 9

“Sempre gostei de usar a número nove”, falou o atacante

Na última sexta-feira (7), o Fluminense apresentou de forma oficial o atacante Everaldo. Apesar de sua apresentação ter sido apenas na sexta, o jogador já disputou quatro partidas pelo Tricolor carioca e soma um gol e três assistências. Everaldo veste a camisa 9 na equipe.

“Particularmente sempre gostei de usar a número nove, a maior parte da carreira sempre usei. Óbvio que tem uma representatividade muito grande dentro do clube por causa de Fred e John Kennedy, mais recentemente. Sei que é uma responsabilidade muito grande. Vou fazer o meu melhor, me esforçar ao máximo para entregar o que todos imaginam”, iniciou.

A história do Fluminense é repleta de grandes camisas 9. O maior de todos foi Waldo, que marcou 319 gols com a camisa tricolor entre os anos de 1954 e 1961, tornando-se o maior artilheiro da história do clube até hoje. O legado dessa camisa foi construído ao longo dos anos por jogadores como Flávio, Mickey, Dionísio, Doval, Cláudio Adão, Washington, Super Ézio e Coração Valente.

No entanto, foi com Fred que o Fluminense encontrou seu maior ídolo na numeração da camisa. Fred marcou 199 gols em 382 jogos disputados pelo Tricolor das laranjeiras, sendo o segundo maior artilheiro da história do clube. O ídolo também foi campeão brasileiro duas vezes e ainda foi artilheiro e craque no segundo.

Muito além dos grandes ídolos que vestiram a camisa 9, esse número também foi palco de momentos decisivos que resultaram em conquistas memoráveis. O mais recente exemplo disso foi a vitória na Copa Libertadores de 2023, com John Kennedy, jovem da base brilhando na grande final. Kennedy foi o escolhido para assumir a responsabilidade de usar a camisa 9 após a aposentadoria de Fred. Foi dele o gol do título na final contra o Boca Juniors, no Maracanã.

A tradição da camisa 9 sendo decisiva em títulos remonta aos primeiros tempos do clube, com Mickey como um dos grandes ícones. O atacante foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro, marcando os três gols no quadrangular final, que garantiram o título com vitórias sobre Palmeiras e Cruzeiro e um empate com o Atlético-MG. Além disso, a camisa 9 brilhou também na Copa do Brasil de 2007, quando Adriano Magrão, até então pouco conhecido, assumiu o número e teve papel crucial, com um gol e uma assistência na final contra o Figueirense.

André Serra

Recent Posts

Ex-goleiro do Flamengo assina com clube da Europa

Nesta sexta-feira (07 de novembro), o goleiro César, revelado pelo Flamengo, fechou com o AD…

14 horas ago

Casa cheia! Torcida do Flamengo esgota ingressos para o duelo contra o Santos de Neymar

Flamengo e Santos se enfrentam no domingo (09 de novembro), às 18h30 (horário de Brasília),…

15 horas ago

Flamengo sofre mais uma derrota na Justiça para Paolo Guerrero

Nesta sexta-feira (07 de novembro), o Flamengo sofreu nova derrota na Justiça do Rio em…

15 horas ago

Ídolo do Flamengo, Zico revela que quase desistiu do futebol

Profissionalizado pelo Flamengo em 1971, Zico iniciou sua trajetória no futebol com grande expectativa. Naquele…

15 horas ago

Veja as chances de título do Flamengo após o fim da rodada

Após a conclusão da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras consolidou sua liderança ao…

15 horas ago

Arrascaeta faz publicação direcionada a Pedro, do Flamengo

Comentários de jornalistas e comentaristas esportivos sobre o momento do Flamengo viraram oportunidade de marketing.…

18 horas ago