Seleções

CBF emite nota oficial direcionada a Conmebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demonstrou seu descontentamento com a punição aplicada pela Conmebol ao Cerro Porteño, após episódios de racismo envolvendo torcedores do clube paraguaio contra jogadores do Palmeiras durante a partida da Libertadores Sub-20. A decisão da Comissão Disciplinar da Conmebol foi considerada pela CBF como ineficaz e insuficiente diante da gravidade do ocorrido.

CBF critica punição “insuficiente” e “ineficaz”

Em nota oficial, a CBF manifestou sua indignação com a decisão da Conmebol, que impôs ao Cerro Porteño uma multa de 50 mil dólares (aproximadamente R$ 288 mil), além de uma punição de portões fechados para o restante da participação do time na competição.

Além disso, a Conmebol determinou que o clube publicasse uma campanha de conscientização contra o racismo em suas redes sociais. A CBF, no entanto, acredita que essas medidas não são rigorosas o suficiente para combater o racismo no esporte.

“A decisão não combate com o rigor necessário a discriminação racial ocorrida, mas, lamentavelmente, incentiva a prática de novos atos criminosos”, diz um trecho da nota da CBF.

A entidade ressalta que a punição, que atinge apenas a equipe sub-20 do Cerro, pode ser ineficaz, visto que o time provavelmente já estará eliminado da competição em breve.

A postura da CBF e a necessidade de medidas mais rigorosas

Vale destacar que a CBF tem adotado uma postura firme no combate ao racismo e discriminação, com uma política de tolerância zero para atos discriminatórios. A Confederação, portanto, afirmou que tomará as medidas cabíveis diante do descumprimento do Protocolo Global Antirracismo da FIFA, cuja aplicação é obrigatória.

Dessa maneira, a CBF se compromete a continuar pressionando por uma aplicação mais rigorosa das punições em casos como este. O racismo no esporte é um problema grave, que afeta a dignidade humana e compromete os valores fundamentais de respeito, inclusão e igualdade.

A CBF, por isso, considera essencial que punições mais severas sejam impostas para prevenir novos episódios desse tipo. Com isso, a expectativa é que a Conmebol reavalie suas punições para que haja um efeito real no combate à discriminação racial no futebol.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Flamengo e Racing vivem fases parecidas na temporada; veja

A menos de três semanas da semifinal da Libertadores, Flamengo e Racing atravessam momentos semelhantes…

52 minutos ago

José Boto revela bastidores inéditos da negociação com Saúl, do Flamengo

José Boto, diretor de futebol do Flamengo, revelou bastidores da contratação do espanhol Saúl Ñíguez.…

1 hora ago

Atacante do Flamengo será punido pela diretoria

A diretoria do Flamengo estuda punir Wallace Yan após a expulsão na derrota por 1…

2 horas ago

Flamengo terá reunião importante envolvendo a LIBRA nesta terça-feira

Hoje, terça-feira (07 de outubro), às 18 horas (horário de Brasília), o Conselho Deliberativo do…

2 horas ago

Recado para Wallace Yan, expulsão de Danilo e declaração de Filipe Luís para arbitragem: as últimas notícias do Flamengo

Em um momento de turbulência para o Flamengo, a derrota por 1 a 0 para…

2 horas ago

Principal organizada do Flamengo emite nota oficial direcionada ao elenco

A Raça Rubro-Negra divulgou uma nota de protesto na segunda-feira (06 de outubro), um dia…

3 horas ago