Atlético-MG

AGORA: clubes se unem contra a CBF

Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro deram um passo importante para reduzir a influência da CBF na organização do torneio. Durante o Conselho Técnico da competição, realizado na sede da entidade, os representantes das equipes aprovaram mudanças técnicas para a edição de 2025, mas, principalmente, iniciaram um movimento para que, a partir de 2027, a organização do campeonato fique sob responsabilidade dos próprios clubes.

Como parte dessa iniciativa, foi criada uma nova configuração do Conselho Nacional de Clubes (CNC), que agora tem maior peso em decisões comerciais. Flamengo, Fortaleza, Vasco, Internacional e São Paulo compõem o grupo, com o Palmeiras atuando como convidado permanente. O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, destacou que, apesar das dificuldades iniciais, o planejamento é essencial para que a nova estrutura seja implementada com sucesso. “Não faz sentido organizar um campeonato de forma precipitada e acabar criando algo mais bagunçado do que temos hoje”, afirmou.

Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

A relação entre os clubes e a CBF ficou ainda mais tensa após algumas equipes, entre elas o Flamengo, declararem que não farão o repasse financeiro à entidade referente aos contratos comerciais. A decisão se baseia no artigo 160 da Lei Geral do Esporte, e os clubes buscaram retirar do Regulamento Geral de Competições o artigo 113, que prevê essa obrigação. Embora não tenham conseguido, reforçaram a posição de que não efetuarão o pagamento.

Além dessas questões administrativas, o CNC discutiu temas que impactam diretamente a competição, como a utilização de gramados sintéticos, a redução do número de jogadores estrangeiros por equipe (atualmente limitado a nove), a adoção de um fair play financeiro mais rigoroso e a possibilidade de modificar o número de clubes rebaixados por temporada. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, destacou que, apesar de estudos apontarem que os gramados sintéticos não causam danos aos atletas, o tema seguirá sendo analisado.

Entre as mudanças já confirmadas para a temporada de 2025, está a adoção do Protocolo Antirracista da FIFA. O gesto de cruzar os braços em forma de X passa a ser um símbolo oficial contra atos racistas e pode ser utilizado por árbitros, jogadores e oficiais da competição. Além disso, pela terceira vez na história, o Brasileirão será paralisado durante as Datas FIFA, evitando conflitos com o novo formato do Mundial de Clubes, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos.

Outra novidade será a implementação do Sistema de Bolas Múltiplas, já utilizado na Premier League, com 15 bolas distribuídas ao redor do campo para agilizar a reposição do jogo. No setor da arbitragem, um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais avaliará as decisões dos árbitros. Entre os nomes confirmados estão Nicola Rizzoli, ex-árbitro italiano que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Néstor Pitana, responsável pela final de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci.

Matheus Felipe

Recent Posts

Botafogo tem desfalque importante para jogo da Copa do Brasil

O Botafogo terá um desfalque importante na estreia pela terceira fase da Copa do Brasil.…

21 segundos ago

Venda confirmada, Emiliano em rival e declaração de Dorival Jr: as últimas notícias do Corinthians

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Corinthians se concentram nos bastidores do…

33 segundos ago

Chegada de novo reforço, homenagem para Savarino e declaração de Igor Jesus: as últimas notícias do Botafogo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do…

6 minutos ago

Veja como foi o primeiro treino de Cléber Xavier como técnico do Santos

O Santos deu início a uma nova fase nesta terça-feira (29) com a chegada de…

11 minutos ago

Nova baixa por lesão, críticas a Júnior Santos e os artilheiros do Brasil: as últimas notícias do Atlético-MG

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…

16 minutos ago

Corinthians x Novorizontino: a declaração de Lucca

Nesta quarta-feira (30), o Corinthians inicia uma nova era sob o comando de Dorival Júnior.…

21 minutos ago