Atlético-MG

Cuca promove mudanças para a final do Campeonato Mineiro

Atlético enfrenta o América para confirmar o hexacampeonato mineiro

O Atlético volta a campo neste sábado (15) para buscar a confirmação do seu sexto título consecutivo do Campeonato Mineiro. O duelo contra o América, marcado para as 16h30 (de Brasília), pode marcar o retorno do atacante Hulk, recuperado de lesão muscular.

Artilheiro do Estadual com sete gols, Hulk foi liberado pelo departamento médico e concluiu o processo de transição, ficando à disposição do técnico Cuca. A principal dúvida é se o jogador de 38 anos começará a partida entre os titulares ou será opção no banco de reservas.

Com a vitória por 4 a 0 no jogo de ida, também disputado no Mineirão, o Atlético tem uma grande vantagem para a decisão. O time alvinegro pode perder por até três gols de diferença que, ainda assim, confirmará o título. Caso o América vença por quatro gols, a decisão será nos pênaltis; se a diferença for de cinco gols ou mais, o título ficará com o Coelho.

Desde 2020, o Atlético tem dominado o cenário estadual, aproveitando o momento de reconstrução do Cruzeiro para consolidar sua hegemonia. Com mais um troféu, o Galo igualará a marca do próprio clube entre 1978 e 1983, quando conquistou seis títulos seguidos, e ficará mais próximo do recorde absoluto do futebol mineiro, pertencente ao América, que foi campeão estadual por dez edições consecutivas entre 1916 e 1925.

De acordo com o site Galo Digital, que reúne registros históricos do clube, Atlético e América já se enfrentaram 430 vezes. O Galo leva vantagem, com 213 vitórias, contra 106 do Coelho, além de 111 empates.

Apesar da desvantagem no confronto de ida, o América busca uma virada histórica para reconquistar um título estadual. A equipe tem um passado de conquistas e se apoia nisso para manter a esperança de reverter o placar.

O Atlético teve uma semana de preparação para o jogo decisivo e trabalhou com o retorno de Hulk às atividades no campo. Com a vantagem construída no primeiro confronto, a tendência é que o atacante comece no banco de reservas e seja utilizado no decorrer da partida.

O time provável do Atlético para a final tem: Everson; Natanael, Lyanco, Alonso, Arana; Franco, Gabriel Menino, Scarpa; Cuello, Rony e Hulk (Rubens). Técnico: Cuca.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Palmeiras define planejamento até a estreia do Mundial

O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…

6 horas ago

Corinthians: entenda papel de Talles Magno na estreia de Dorival

Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…

6 horas ago

21 jogos depois, Ceará perde invencibilidade

A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…

6 horas ago

A declaração de Abel Ferreira sobre brigas por posição no Palmeiras

Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…

7 horas ago

Santos: Cléber Xavier é sincero sobre chances de ser auxiliar de Tite

Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…

7 horas ago

São Paulo: a declaração de Lucas Moura sobre retorno aos gramados

Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…

7 horas ago