Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro promoveu um alvoroço entre torcedores do Botafogo durante sua participação ‘Flow Podcast’, no Youtube. Convidado mais recente da atração, ele se colocou como responsável – ao menos em partes – do ano histórico vivido pelo Glorioso em 2024.
Bolsonaro mencionou a Lei da SAF, que foi aprovada durante seu mandato, em 2021, como base de seu argumento sobre a “participação” nos títulos do Glorioso. Vale mencionar que o Botafogo foi vendido ao norte-americano John Textor no mesmo ano da homologação do projeto.
“Você hoje vê um jogo de futebol às 18h, 19h, 20h… Antigamente, durante a semana, era só depois das 21h40. Ou seja, você era obrigado a assistir ao Jornal Nacional para ver o futebol. Eu acabei com tudo isso aí. Inclusive, botafoguenses aí, vocês são campeões, mas agradeçam a mim, que nós criamos em 2021 SAF, Sociedade Anônima do Futebol. Futebol empresa. [Iniciativa] De gente minha”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro ainda mencionou a alavancada do Fortaleza, também sob gerencia de SAF, no cenário nacional. “Um sucesso no ano passado, sonhou no final até com um possível campeonato. A Portuguesa de Desportos de São Paulo, informação que eu tive, não confirmei ainda, mas entrou nessa também, então vai ter um futuro. A iniciativa privada é muito melhor para administrar essas coisas. Quando fica no clube ali, é complicado”, acrescentou.
A Câmara aprovou o Projeto de Lei 5516/2019, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (à época no DEM), em julho de 2021. O PL em caso criou Sociedade Anônima do Futebol (SAF), permitindo, portanto, que clubes de futebol se transformassem em empresas.
Entre seus principais pontos estão: tipificar a SAF; Estabelecer normas de governança, controle e transparência; Instituir meios de financiamento do futebol; Previr um sistema tributário transitório; Estabelecer regime especial de apuração de tributos federais e definir o financiamento, administração, governança e controle da SAF.
Em um ano de reformulação e novos protagonistas no São Paulo, quem tem roubado a…
Após mais de duas décadas vestindo Nike, o Corinthians pode estar perto de uma reviravolta…
Palmeiras e São Paulo se enfrentam no próximo domingo (11), às 17h30 (horário de Brasília),…
O comentarista esportivo Fábio Sormani apontou o Palmeiras como principal favorito à conquista das duas…
O jornalista André Rizek não economizou nos elogios ao avaliar o momento atual do Palmeiras.…
Em análise recente, Roberto Rivellino demonstrou otimismo em relação ao desempenho do São Paulo no…