Botafogo

Renato Paiva promove mudanças no time titular do Botafogo; veja nova escalação

No último sábado, o Botafogo enfrentou o Cruzeiro em um jogo-treino no Estádio Nilton Santos, e o empate por 3 a 3 já começou a revelar algumas ideias do trabalho do novo técnico, Renato Paiva. 

O confronto, que foi dividido em quatro tempos de 30 minutos com substituições ilimitadas, serviu como o primeiro grande teste “não-oficial” do português no comando do Alvinegro.

Alterações táticas e testes para o futuro

Uma das principais novidades observadas foi a mudança tática que Renato Paiva promoveu no time. Durante a partida, o treinador testou uma nova função para o volante Patrick de Paula, que passou a atuar de maneira mais adiantada no meio-campo, em uma das três posições logo atrás do centroavante. Ao lado de Savarino e Artur, Patrick de Paula formou um trio de apoio ofensivo, trocando constantemente de posições.

Vale destacar que a nova formação foi aplicada enquanto os titulares ainda estavam em campo, demonstrando a intenção de Renato Paiva em testar novas soluções táticas, mesmo em um jogo-treino. 

Além disso, o Botafogo apresentou uma marcação alta e pressionou a saída de bola do Cruzeiro, o que resultou no primeiro gol da equipe alvinegra, marcado após uma recuperação de bola.

Time titular e ajustes no elenco

A escalação inicial do Botafogo contou com os seguintes jogadores: John; Vitinho, Jair Cunha, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas; Artur, Savarino, Santi Rodríguez; Igor Jesus. 

O técnico aproveitou para testar o elenco com algumas substituições, principalmente no segundo tempo, quando jovens como Serafim, Kauã Branco e Kauan Lindes entraram em campo.

Com isso, o time se ajustou a diversas situações durante o treino. Cabe ressaltar que a equipe alvinegra também teve ausências importantes. Jeffinho, que sofreu uma nova lesão muscular, ficou no departamento médico, assim como Nathan Fernandes e Bastos, que foram poupados por precaução devido a problemas físicos recentes.

Oportunidades no ataque

Em campo, a equipe mostrou um bom entrosamento no ataque, com os laterais ultrapassando com frequência e os pontas fazendo movimentos diagonais. No entanto, um erro de Ponte na saída de bola originou um dos gols do Cruzeiro. 

O uruguaio recuou a bola nos pés de Lautaro Díaz, que sofreu pênalti de Léo Linck. Na cobrança, Marquinhos marcou, mas o empate por 3 a 3 mostrou que o time tem muito a aprender e ajustar para os próximos desafios.

Sendo assim, o Botafogo segue em sua preparação com a missão de ajustar os detalhes táticos e alcançar o melhor desempenho possível para a temporada que se aproxima.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Léo Jardim, do Cruzeiro, revela ponto fraco no Flamengo de Filipe Luís

Na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram sem gols pela 26ª…

13 minutos ago

Cássio, do Cruzeiro, dá declaração envolvendo o Flamengo

No Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram por 0 a 0 na quinta-feira (02 de outubro),…

38 minutos ago

Flamengo fará reunião para esclarecer polêmica com a Libra

O Flamengo convocou reunião do Conselho Deliberativo para terça-feira (07 de outubro), às 18 horas…

53 minutos ago

Declaração de Jorginho direcionada a torcida do Flamengo viraliza

O Flamengo empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro no Maracanã, na quinta-feira (02…

1 hora ago

Flamengo x Cruzeiro: gesto de Gabigol e Bruno Henrique leva torcedores à loucura

Na quinta-feira (02 de outubro), Bruno Henrique e Gabigol repetiram a comemoração da “fusão” no…

2 horas ago

Flamengo x Bahia: a declaração de Filipe Luís

Flamengo e Bahia duelam no domingo (05 de outubro), na Arena Fonte Nova, às 18h30…

3 horas ago