América-MG

Presidente da Conmebol emite nota oficial direcionada aos times brasileiros

Alejandro Domínguez tentou apaziguar os ânimos depois de uma fala direcionada aos times brasileiros entendida como racista.  O presidente da Conmebol emitiu um pedido de desculpas no qual disse sempre promover o respeito e a inclusão no futebol.

No futebol sul-americano, começou a ser orquestrado um movimento de boicote aos clubes brasileiros. Existe a acusação de que estrangeiros sofrem xenofobia quando visitam o país em confrontos das competições internacionais. Por isso, começou a circular o burburinho de que uma Copa Libertadores da América sem times do Brasil poderia ser o próximo passo da Conmebol.

Na última segunda-feira (18/3), depois do sorteio das fases de grupos da Sul-Americana e da Libertadores, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, deu uma infeliz declaração para afastar a possibilidade.

“Isso seria como Tarzan sem Chita”. Impossível”, declarou.

A fala de Alejandro Domínguez repercutiu negativamente e foi apontada como racista. Ela acontece 10 dias depois que o jovem atacante do Palmeiras, Luighi sofreu racismo em um jogo contra o Cerro Porteño, no Paraguai, pela Copa Libertadores da América Sub-20.

Na ocasião, a presidente do Alviverde, Leila Pereira, ventilou a possibilidade dos times brasileiros se desfiliarem da Conmebol e passaram a figurar na Concacaf. 

Nesta terça-feira (18/3), após a repercussão nos órgãos de imprensa, Alejandro Domínguez emitiu um pedido de desculpas oficial e reforçou que sempre foi um promotor do respeito e da inclusão no futebol.

“Em relação às minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém. A CONMEBOL Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos dez países membros. Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a CONMEBOL. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de descriminação”, publicou no X, no Twitter.

Marco Menezes

Recent Posts

Flamengo conta com ‘trunfo’ contra o Cruzeiro

O Flamengo lidera o Brasileirão com 54 pontos. O Cruzeiro é o segundo, com 50.…

2 horas ago

A declaração de Filipe Luís direcionada ao meia Carrascal

No último domingo (28 de setembro), o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 1,…

2 horas ago

Vídeo: Rogério Ceni provoca o Palmeiras após vitória do Bahia

O Bahia venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo (28), na Arena Fonte…

9 horas ago

Flamengo provoca Yuri Alberto, do Corinthians, através das redes sociais

O Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 1, neste domingo (28 de setembro), na…

10 horas ago

Flamengo emite nota oficial sobre Léo Pereira, Viña e Jorginho

O Flamengo comunicou problemas físicos de Léo Pereira e Matías Viña durante o jogo contra…

10 horas ago

Neto fica revoltado com Yuri Alberto e vídeo viraliza nas redes sociais

O Corinthians perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, neste domingo (28 de setembro),…

10 horas ago