Brasil

Vídeo: Craque Neto manda recado para o presidente da Conmenbol

Em um momento de grande tensão no futebol sul-americano, o ex-jogador e comentarista Neto fez duras críticas ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em resposta a uma declaração infeliz do dirigente durante o sorteio da Libertadores e Sul-Americana. 

Neto alertou: “Cuidado para a Conmebol não arrebentar com vocês na Sula e principalmente na Libertadores!”. Confira a fala de Neto na íntegra:

A polêmica de Alejandro Domínguez

A controvérsia começou após Domínguez, em um discurso em português, abordar a importância dos clubes brasileiros nas competições sul-americanas. Ao responder se imaginava uma Libertadores sem os times do Brasil, ele fez uma analogia envolvendo o personagem Tarzan e seu macaquinho Chita. 

“Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível”, disse Domínguez, o que gerou imediata reação no futebol brasileiro, principalmente após o recente caso de racismo envolvendo os atletas do Palmeiras, Figueiredo e Luighi, durante jogo da Libertadores Sub-20 contra o Cerro Porteño.

Vale destacar que Leila Pereira, presidente do Palmeiras, já havia sugerido o boicote às competições da Conmebol, o que torna ainda mais delicada a fala do dirigente. Ela também se manifestou de forma contundente sobre a declaração, destacando o absurdo da comparação feita por Domínguez.

Retratação e reações

Imediatamente após a repercussão negativa, Alejandro Domínguez publicou uma retratação, pedindo desculpas pela analogia. 

“A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém”, afirmou o presidente da Conmebol. 

Apesar da tentativa de esclarecimento, a analogia causou indignação, com o Ministério do Esporte e outros clubes brasileiros criticando duramente a postura do dirigente.

Por isso, a situação revela um clima tenso nas relações entre a Conmebol e os clubes do Brasil, que continuam exigindo mais ações eficazes contra o racismo no futebol sul-americano. 

Cabe ressaltar que, mesmo com a retratação, a declaração de Domínguez revela um desrespeito com o cenário atual e a seriedade do problema.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

O palpite de Sormani para Flamengo x Chelsea e o alerta a Palmeiras e Botafogo

A segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes começa nesta quinta-feira (20) com Palmeiras…

13 horas ago

Cicinho aponta time brasileiro que mais se destacou na estreia da Copa do Mundo de Clubes

Finalizada a primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes, Cicinho analisou o desempenho dos…

13 horas ago

PSG X Botafogo palpites e odds de apostas para o Mundial de Clubes – 19/06

Um dos confrontos mais aguardados do Grupo B do Mundial de Clubes acontece nesta quinta-feira,…

16 horas ago

Flamengo bate o martelo sobre contratação de atacante europeu

O Flamengo decidiu encerrar as tratativas para contratar o atacante suíço Noah Okafor, que pertence…

19 horas ago

Flamengo x Chelsea: o recado de David Luiz antes da partida

A expectativa para o confronto entre Flamengo e Chelsea, marcado para sexta-feira (20), às 15…

19 horas ago

José Mourinho quer levar titular do Flamengo para Europa

José Mourinho, atualmente à frente do Fenerbahçe, voltou suas atenções para o futebol brasileiro. O…

20 horas ago