Fortaleza

Mais um clube da série A do Brasileirão vai ser vendido

O Fortaleza Esporte Clube está no mercado para vender uma parcela minoritária de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube contratou a XP Investimentos para prospectar investidores, tanto no Brasil quanto no exterior, com o objetivo de reforçar sua estrutura financeira sem abrir mão do controle da gestão.

Diferentemente de outros clubes brasileiros que adotaram o modelo SAF, como Botafogo e Cruzeiro, o Fortaleza busca manter a maior parte das ações sob sua administração. O estatuto da SAF do clube estabelece um limite de 49% para investidores externos, garantindo que a maior parte da propriedade permaneça sob controle da instituição.

A diretoria do Fortaleza acredita que esse modelo pode atrair investidores brasileiros, que acompanham mais de perto a gestão do clube e podem se interessar por um formato de participação sem controle majoritário. Já para investidores estrangeiros, o modelo pode representar um desafio, pois é comum que eles prefiram assumir o comando das operações nos clubes em que investem.

O projeto da SAF do Fortaleza foi inspirado em clubes como o Bayern de Munique, que mantém a maior parte das ações sob seu controle, permitindo apenas uma participação minoritária de investidores externos. Essa estrutura busca garantir a continuidade do modelo de gestão que levou o clube da Série C do Campeonato Brasileiro até a disputa da Copa Libertadores.

Embora a venda de parte da SAF seja uma prioridade para a capitalização do clube, a diretoria não estipulou um prazo rígido para concretizar a negociação. Segundo Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, a preocupação maior é com a forma e o conteúdo do acordo, garantindo que a parceria beneficie o clube a longo prazo.

Além da possibilidade de venda minoritária, o Fortaleza estuda modelos alternativos, como oferecer ao investidor a opção de compra futura de uma fatia majoritária da SAF. No entanto, qualquer alteração nesse sentido dependeria de aprovação do conselho deliberativo do clube, reforçando o compromisso da gestão com uma decisão estratégica e segura.

Paula Silva

Recent Posts

Sem desfalques? Veja como o Flamengo ficou após as convocações da Data Fifa

O Flamengo atravessa a pausa da Data Fifa após perder para o Bahia por 1…

2 horas ago

Corinthians deve faturar mais que o Flamengo com direitos de TV, diz CEO da LFU

A disputa pelos direitos de TV do Brasileirão ganhou novo capítulo. No domingo (05 de…

2 horas ago

Torcida do Flamengo manda recado para Filipe Luís

O Flamengo foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0, neste domingo (05 de outubro),…

2 horas ago

Léo Pereira, do Flamengo, toma atitude após término com Karoline Lima

Léo Pereira, 29 anos, zagueiro do Flamengo, restringiu comentários no Instagram. A medida ocorreu uma…

3 horas ago

CEO da LFU faz duras críticas ao Flamengo: “Sendo bem honesto…”

O impasse entre Flamengo e Libra sobre a divisão de receitas ganhou capítulo após a…

3 horas ago

Ídolo do Flamengo manda recado para Wallace Yan

O Flamengo perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado por 1 a 0…

3 horas ago