Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa Imagem: Divulgação/Fifa
O León, que estava no grupo D do Flamengo no Mundial de Clubes de 2025, foi excluído da competição pela Fifa. A decisão ocorreu devido a um conflito de interesse envolvendo o proprietário do clube, Jesús Martínez, que também controla o Pachuca.
A regra do torneio da Fifa proíbe a participação de clubes sob a mesma propriedade, e, após investigação, a entidade decidiu que a equipe mexicana não poderia continuar no evento.
A Fifa esclareceu sua decisão em comunicado, apontando que a Comissão de Apelações concluiu que tanto Pachuca quanto León não atendem aos critérios de propriedade multiclube exigidos pelo regulamento do Mundial de Clubes. Vale destacar que a norma impede que mais de um clube do mesmo grupo empresarial participe do torneio.
Além disso, a entidade afirmou que tanto o León quanto o Pachuca estavam cientes das investigações e da possibilidade de exclusão. O clube mexicano foi retirado do torneio, mas ainda não há uma definição sobre quem ocupará sua vaga.
O Pachuca, que também pertence a Jesús Martínez, se manifestou contra a decisão. Em um comunicado oficial, o clube expressou sua indignação:
“Estamos inconformados com a decisão e apelaremos até as últimas instâncias. Todas as provas e documentação que mostram nossa independência administrativa e esportiva foram apresentadas com absoluta oportunidade e transparência”, disse o clube.
Sendo assim, o Pachuca segue buscando reverter a situação, alegando que cumpriu todas as exigências.
Com isso, a Fifa ainda não anunciou oficialmente qual time substituirá o León, mas garantiu que a vaga será preenchida por um clube da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).
O América do México, terceiro colocado no ranking da Concacaf, surge como o principal candidato a herdar a vaga deixada pela equipe mexicana. Dessa maneira, a definição do substituto pode trazer novas surpresas nos próximos dias.
Eliminado do Mundial de Clubes, o Flamengo agora concentra todas as suas fichas na janela…
O atacante Willian, ex-Corinthians e ex-integrante da Seleção Brasileira, elogiou o desempenho recente do Flamengo,…
O ciclo de Gerson com a camisa do Flamengo chegou ao fim nesta terça-feira (1º…
O Flamengo encerrou sua participação no Mundial de Clubes no domingo (29 de junho), com…
Após a eliminação para o Bayern de Munique no Mundial de Clubes, o Flamengo voltou…
A eliminação precoce do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, diante do Bayern de…