Escudo do Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos decidiu emprestar o meia Miguelito ao América-MG até o final da temporada de 2025. O jogador, que completará 21 anos em abril, terá sua primeira experiência fora do clube paulista, após se profissionalizar em 2022. A decisão de ceder o boliviano ao clube mineiro tem dois principais objetivos: dar minutos de jogo e experiência ao atleta, além de valorizá-lo para possíveis negociações futuras.
A principal razão para o empréstimo é a falta de espaço para Miguelito no elenco do Santos nesta temporada. Com a chegada de novos reforços, o meia não conseguiu ganhar oportunidades com o técnico Pedro Caixinha. A direção do Peixe acredita que, no América-MG, Miguelito terá mais chances de atuar e ganhar maturidade. Como o jogador já ultrapassou o limite de idade para disputar o Campeonato Brasileiro Sub-20, ele não teria mais chances de jogar pela categoria de base, sendo necessário que seu futuro fosse direcionado ao profissional.
Além disso, o Santos busca manter Miguelito em atividade para valorizar o atleta, tendo em vista uma possível venda no futuro, principalmente para o futebol internacional. O jogador se destacou nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, sendo responsável por um terço dos gols da seleção da Bolívia, com cinco gols, o que o coloca como vice-artilheiro da competição.
Miguelito chegou ao Santos através de um intercâmbio com o projeto Bolívia 2022, que visava fortalecer a seleção boliviana. O meia assinou seu primeiro contrato profissional em 2022, após completar 18 anos, e estreou no mesmo ano, durante uma vitória do Santos sobre o Juventude no Campeonato Brasileiro. Desde então, o jogador teve algumas oportunidades, mas a temporada de 2023 foi marcada por dificuldades pessoais, após a perda repentina de sua mãe, o que impactou sua continuidade no clube.
Com a saída do técnico Odair Hellmann, Miguelito teve algumas chances com os treinadores Paulo Turra e Fábio Carille, mas as oportunidades foram limitadas, com poucos minutos em campo. Mesmo destacando-se pela Bolívia nas Eliminatórias, o jogador não conseguiu convencer os técnicos no Santos e teve um número reduzido de partidas disputadas.
Em 2025, apesar de ser utilizado por Caixinha em algumas partidas do Campeonato Paulista, Miguelito não conseguiu se firmar no time titular. Com a chegada de reforços, o jovem foi deixando de ser relacionado, o que levou à decisão do empréstimo ao América-MG, onde terá a chance de ganhar mais experiência e, possivelmente, retornar ao Santos com mais bagagem para o futuro.
O Palmeiras tem demonstrado, mais uma vez, sua força na Copa Libertadores. Sob o comando…
O Flamengo sofreu um duro golpe neste domingo (4) ao ser derrotado por 2 a…
O início de temporada do Santos tem gerado preocupação, sobretudo após uma análise contundente de…
O Palmeiras iniciou tratativas com o Grêmio visando a contratação do goleiro Gabriel Grando. A…
A saída de Kevin De Bruyne, um dos maiores nomes da história recente do Manchester…
Durante entrevista concedida à Rádio Grenal, o ex-meia D’Alessandro, atualmente diretor esportivo do Internacional, destacou…