Casagrande, comentarista do UOL Esporte (Foto: Reprodução)
O futebol brasileiro sempre gerou debates sobre o crescimento ou a queda das torcidas de diversos clubes. Recentemente, Casagrande fez uma análise sobre o atual momento do São Paulo, refletindo sobre o impacto da falta de títulos na evolução da torcida do Tricolor.
Esse cenário foi corroborado por uma pesquisa do portal InfoMoney, que apontou o São Paulo em quarto lugar no ranking das maiores torcidas, atrás de Flamengo, Corinthians e Palmeiras.
Casagrande explica que o Palmeiras, ao contrário do São Paulo, vive uma fase de conquistas importantes, como títulos de Libertadores e Campeonato Brasileiro, o que aumentou sua base de torcedores.
“O Palmeiras entrou em uma fase de títulos importantes, um atrás do outro, e o São Paulo sem ganhar nada. Dá uma queda de evolução do torcedor. Surgem poucos”, disse Casão em entrevista ao Fim de Papo, do UOL Esporte. Sendo assim, o impacto da seca de títulos no São Paulo é grande, especialmente quando comparado com a ascensão do rival paulista.
Outro ponto abordado por Casagrande é a falta de ídolos no elenco atual. Ele relembra os anos 90, quando o São Paulo estava no auge, com nomes como Raí e Muller atraindo multidões aos estádios.
“Nos anos 90, foi a fase que o São Paulo começou a deslanchar como torcida. Foi bicampeão da Libertadores e bicampeão mundial”, afirmou Casagrande. Logo, esses ídolos mantinham a torcida fiel, mesmo durante períodos de dificuldades.
No entanto, com os nomes atuais, como Lucas Moura, Calleri e Oscar, Casagrande acredita que não houve uma identificação semelhante.
O jornalista Renato Maurício Prado também se juntou à análise, ressaltando o contraste entre os momentos de São Paulo e Palmeiras.
“O São Paulo passou muito tempo sem ganhar nada. Tanto que transformou o Campeonato Paulista, que o Crespo foi campeão, quase que em uma Copa do Mundo”, disse Prado. Isso reflete a escassez de títulos do Tricolor, enquanto o Palmeiras acumulava conquistas, aumentando sua base de torcedores.
“Essa época de ouro do Palmeiras contrasta com uma época muito ruim do São Paulo”, completou.
Recém-chegado ao comando do São Paulo, Hernán Crespo já tem data marcada para sua estreia:…
Mais um duelo de gigantes na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Nesse sentido,…
O futuro de Gerson, volante do Flamengo, ganhou contornos delicados fora das quatro linhas. A…
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…