Renato Paiva pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O zagueiro Bastos está de volta ao elenco do Botafogo após um período de recuperação que durou cerca de um mês e meio. Afastado desde o início de fevereiro por conta de um trauma no joelho esquerdo, o defensor angolano voltou a atuar no último sábado (22 de março), em amistoso contra o Novorizontino, no Estádio Nilton Santos. Ele foi titular e jogou por 45 minutos, apresentando segurança defensiva principalmente na cobertura pelo lado direito.
Substituído no intervalo por Jair, reforço que o vinha substituindo durante o processo de recuperação, Bastos mostrou evolução física e técnica. Sua atuação reforça a expectativa de que ele esteja à disposição do técnico Renato Paiva para o confronto diante do Palmeiras, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá no domingo (30 de março), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque.
A possível presença de Bastos no reencontro com o clube paulista carrega um simbolismo particular. Afinal, foi justamente contra o Palmeiras, em 2024, que ele sofreu uma lesão na coxa esquerda. O problema físico o tirou não só da reta final do Campeonato Brasileiro, como também da decisão da Libertadores daquele ano. Desde então, o jogador passou por um planejamento de fortalecimento muscular, iniciado em Lisboa, antes de se reapresentar ao Botafogo no início desta temporada.
Ainda que já treinasse com o grupo há cerca de duas semanas, Bastos foi poupado do jogo-treino contra o Cruzeiro por precaução. Além disso, foi cortado da convocação da seleção de Angola a pedido do clube carioca. O Botafogo alegou a falta de ritmo de jogo e a logística desfavorável como fatores para evitar o deslocamento do defensor ao continente africano.
A estreia contra o Palmeiras estava inicialmente prevista para o sábado (29 de março), às 16h30, mas teve sua data alterada pela CBF. Conforme comunicado enviado às equipes, o confronto passou para o domingo (30 de março), às 16h (horário de Brasília), “por ajuste de tabela”. Além dessa partida, São Paulo x Sport e Bahia x Corinthians também tiveram seus horários e datas modificados.
Com a volta gradual de jogadores importantes como Bastos e a busca por estabilidade sob o comando de Renato Paiva, o Botafogo inicia sua jornada no Campeonato Brasileiro com foco em reorganizar seu sistema defensivo. O técnico alvinegro classificou o amistoso contra o Novorizontino como um “bom teste” e deve usar a semana de treinos para definir se o angolano iniciará a partida em São Paulo entre os titulares.
O colombiano Jorge Carrascal vestiu a camisa do Flamengo pela primeira vez na quarta-feira (13…
O Flamengo vive um momento de decisões importantes dentro e fora de campo. Enquanto disputa…
O Flamengo está em processo de definição sobre o futuro de Filipe Luís. O clube…
Nos últimos jogos no Maracanã, um hábito dos torcedores do Flamengo tem chamado atenção e…
Após encerrar de forma antecipada a parceria com a PixBet, o Flamengo concluiu o processo…
Com vínculo anteriormente previsto até o fim de 2025, o lateral-direito Guillermo Varela acertou nesta…