Cuca como treinador do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
O Atlético-MG segue intensificando sua preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro de 2025, e o técnico Cuca aproveitou os treinamentos para testar novas possibilidades táticas.
Uma das principais mudanças foi a utilização de Gabriel Menino, volante de origem, como lateral-direito. A experiência aconteceu em um jogo-treino recente e pode ser uma alternativa para a sequência da temporada. O Galo entra em campo no próximo sábado (29), às 18h30, contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul.
Após conquistar o hexacampeonato mineiro, o Atlético ficou um período sem jogos oficiais e aproveitou para realizar um jogo-treino contra o Sub-20 do Coimbra Porto. Dessa maneira, Cuca testou Gabriel Menino na lateral-direita e deslocou Natanael, lateral de origem, para o meio-campo.
Essa inversão chamou atenção porque Gabriel Menino já desempenhou a função na época em que defendia o Palmeiras, o que, inclusive, lhe rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira em 2020. Por isso, Cuca vê essa adaptação como uma alternativa interessante para reforçar a equipe defensivamente.
Após a atividade, Cuca detalhou os motivos da mudança e destacou os benefícios para o time:
“Eles fazem essa troca, e a gente ganha uma dinâmica maior no meio-campo [com Natanael]. Uma segurança também com o Menino na lateral. O Menino foi até convocado à Seleção Brasileira nessa posição. E são situações que podem ocorrer durante as partidas. Por isso que a gente treina”, disse o treinador.
Sendo assim, a possibilidade de Gabriel Menino atuar na lateral pode ser utilizada já nos próximos compromissos do Galo.
Além disso, o próprio Gabriel Menino revelou que já havia conversado com Cuca sobre essa possibilidade e se colocou à disposição para atuar na posição.
“Eu já tinha deixado uma pulga na mente dele [do Cuca]. [Eu disse] que se ele precisasse de um lateral-direito, estaria à disposição. Hoje, ele me deu uma oportunidade. Nessa semana, ele veio falar comigo que me dará mais oportunidades na lateral direita, e eu vou tentar agarrar o máximo possível”, afirmou Menino.
Cabe ressaltar que Gabriel Menino é um dos 10 reforços do Atlético-MG para a temporada de 2025. O clube também trouxe os zagueiros Ivan Román e Vitor Hugo, os laterais Natanael e Caio Paulista, o volante Patrick Silva e os atacantes Cuello, João Marcelo, Júnior Santos e Rony.
Com isso, o Galo estreia no Brasileirão com um elenco renovado e, possivelmente, com uma nova formação tática que pode incluir Gabriel Menino na lateral-direita.
Resta saber se a mudança será definitiva ou apenas um teste para situações específicas ao longo da temporada.
Os destaques do dia passam pelo jogo que pode redefinir a liderança do Brasileirão no…
Agustín Rossi está em processo para obter a cidadania brasileira. O líder do Brasileirão se…
Nesta quarta-feira (01 de outubro), a campanha SAB da Brahma teve nova atualização e manteve…
Em uma semana de decisões, Flamengo e Cruzeiro se enfrentam no Maracanã em duelo direto…
A CBF anunciou, nesta quarta-feira (01 de outubro), uma reformulação do calendário do futebol nacional,…
Em dia de bastidores agitados, o Flamengo aproveita a pausa da Data Fifa para acelerar…