Cuca como treinador do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
O Atlético-MG segue intensificando sua preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro de 2025, e o técnico Cuca aproveitou os treinamentos para testar novas possibilidades táticas.
Uma das principais mudanças foi a utilização de Gabriel Menino, volante de origem, como lateral-direito. A experiência aconteceu em um jogo-treino recente e pode ser uma alternativa para a sequência da temporada. O Galo entra em campo no próximo sábado (29), às 18h30, contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul.
Após conquistar o hexacampeonato mineiro, o Atlético ficou um período sem jogos oficiais e aproveitou para realizar um jogo-treino contra o Sub-20 do Coimbra Porto. Dessa maneira, Cuca testou Gabriel Menino na lateral-direita e deslocou Natanael, lateral de origem, para o meio-campo.
Essa inversão chamou atenção porque Gabriel Menino já desempenhou a função na época em que defendia o Palmeiras, o que, inclusive, lhe rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira em 2020. Por isso, Cuca vê essa adaptação como uma alternativa interessante para reforçar a equipe defensivamente.
Após a atividade, Cuca detalhou os motivos da mudança e destacou os benefícios para o time:
“Eles fazem essa troca, e a gente ganha uma dinâmica maior no meio-campo [com Natanael]. Uma segurança também com o Menino na lateral. O Menino foi até convocado à Seleção Brasileira nessa posição. E são situações que podem ocorrer durante as partidas. Por isso que a gente treina”, disse o treinador.
Sendo assim, a possibilidade de Gabriel Menino atuar na lateral pode ser utilizada já nos próximos compromissos do Galo.
Além disso, o próprio Gabriel Menino revelou que já havia conversado com Cuca sobre essa possibilidade e se colocou à disposição para atuar na posição.
“Eu já tinha deixado uma pulga na mente dele [do Cuca]. [Eu disse] que se ele precisasse de um lateral-direito, estaria à disposição. Hoje, ele me deu uma oportunidade. Nessa semana, ele veio falar comigo que me dará mais oportunidades na lateral direita, e eu vou tentar agarrar o máximo possível”, afirmou Menino.
Cabe ressaltar que Gabriel Menino é um dos 10 reforços do Atlético-MG para a temporada de 2025. O clube também trouxe os zagueiros Ivan Román e Vitor Hugo, os laterais Natanael e Caio Paulista, o volante Patrick Silva e os atacantes Cuello, João Marcelo, Júnior Santos e Rony.
Com isso, o Galo estreia no Brasileirão com um elenco renovado e, possivelmente, com uma nova formação tática que pode incluir Gabriel Menino na lateral-direita.
Resta saber se a mudança será definitiva ou apenas um teste para situações específicas ao longo da temporada.
A segunda rodada da Copa do Mundo de Clubes começa nesta quinta-feira (20) com Palmeiras…
Finalizada a primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes, Cicinho analisou o desempenho dos…
Um dos confrontos mais aguardados do Grupo B do Mundial de Clubes acontece nesta quinta-feira,…
O Flamengo decidiu encerrar as tratativas para contratar o atacante suíço Noah Okafor, que pertence…
A expectativa para o confronto entre Flamengo e Chelsea, marcado para sexta-feira (20), às 15…
José Mourinho, atualmente à frente do Fenerbahçe, voltou suas atenções para o futebol brasileiro. O…