Pep Guardiola durante o jogo entre Manchester City x West Ham pela Premier League 2023-24 (Foto: Reprodução/Instagram)
A atual temporada do Manchester City tem exigido resiliência e adaptação por parte do técnico Pep Guardiola. O treinador espanhol surpreendeu ao citar uma antiga declaração de José Mourinho, seu ex-rival na Premier League, para ilustrar o momento complicado que vive à frente da equipe inglesa.
Durante a entrevista coletiva de preparação para o duelo contra o Leicester, marcado para esta quarta-feira (02 de abril) às 19h45 (horário de Brasília), Guardiola fez referência a uma frase dita por Mourinho em 2018, quando o português era técnico do Manchester United. Na época, Mourinho classificou o segundo lugar na Premier League como “um dos maiores feitos da carreira”, devido à superioridade do elenco do City. “Agora entendo o José, quando disse essa frase”, admitiu Guardiola.
Atualmente, o Manchester City ocupa a quinta posição na tabela da Premier League, fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. Com apenas um ponto a menos que o Chelsea, o time luta para voltar ao G4 e garantir presença na principal competição europeia. “Qualificar-nos para a próxima edição da Liga dos Campeões será um enorme sucesso, pelos problemas que temos tido”, avaliou o treinador.
Segundo Guardiola, há uma percepção equivocada sobre a constância do clube em torneios de elite. “Já o disse umas mil vezes. As pessoas tomam como garantido que o Manchester City vai estar na Liga dos Campeões todas as épocas, mas eu sei o quão difícil isso é”, declarou. Ele ainda destacou que, caso fosse simples, outras equipes de grande porte também conseguiriam tal feito com regularidade, o que não ocorre.
A campanha irregular do City é resultado de uma combinação de fatores, principalmente os problemas físicos enfrentados pelo elenco. Lesões em peças fundamentais, como Rodri, ausente em boa parte da temporada, e Erling Haaland, foram decisivas para o desempenho abaixo do esperado. “Esta época tem sido tão estranha, tão difícil. Não tivemos vários jogadores disponíveis. Essa é a principal razão”, pontuou Guardiola.
Assim sendo, a declaração do técnico espanhol não apenas demonstra empatia com o comentário feito por Mourinho anos atrás, como também reflete a realidade de um clube que, apesar do investimento e histórico recente de conquistas, enfrenta um momento de instabilidade. Conforme a reta final da temporada se aproxima, a briga por uma vaga na Champions se torna o foco principal no planejamento do clube.
A bola rola para o jogo decisivo de volta das quartas de final da Libertadores…
O Corinthians recebe o Estudiantes na Neo Química Arena para o jogo de volta decisivo…
O Atlético-MG recebe o Santos pelo jogo de volta das quartas de final da Copa…
O palco está montado para um grande confronto nas quartas de final da Libertadores. No…
As quartas de final da Copa Sul-Americana chegam ao seu momento decisivo nesta terça-feira, 15…
O palco está montado no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, para um confronto…