Renato Gaúcho na beira do campo em partida do Flamengo contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
A diretoria do Fluminense oficializou Renato Gaúcho como o novo comandante técnico da equipe nesta última quinta-feira (3). Desse modo, o treinador assume o posto anteriormente ocupado por Mano Menezes no clube carioca.
A chegada de Renato Gaúcho gerou manifestações positivas por parte da torcida tricolor. Assim que o clube confirmou a notícia em seus canais oficiais, como no Instagram, muitos torcedores expressaram apoio à contratação do experiente técnico nos comentários e interações.
Esta nomeação marca a sétima vez que Renato assume a função de treinador no Fluminense. Consequentemente, a forte ligação do profissional com o clube e seus adeptos alimentou o entusiasmo em torno do seu retorno.
Diversos torcedores, aliás, relembraram o histórico de Renato nas Laranjeiras. Algumas contas em redes sociais projetaram otimismo para esta nova jornada, baseando-se em passagens anteriores. Renato Gaúcho estava sem clube desde dezembro do ano passado, quando encerrou seu último trabalho no Grêmio.
Como atleta, Renato construiu um dos capítulos mais emblemáticos para a torcida do Fluminense. Ele marcou o célebre gol de barriga contra o Flamengo, um lance que assegurou o título do Campeonato Carioca de 1995 para o Tricolor.
Aquele triunfo sobre o rival, que contava com Romário e celebrava seu centenário, frustrou a festa rubro-negra. Por isso, a vitória adquiriu um sabor especial e se consolidou na história do Fluminense.
Considerando suas passagens anteriores como técnico, a mais notável ocorreu entre 2007 e 2008. Nesse período, Renato liderou a equipe, que incluía Thiago Silva, à conquista da Copa do Brasil e ao vice-campeonato da Taça Libertadores da América.
Sua primeira experiência no comando do Fluminense aconteceu em 1996, enquanto se recuperava de uma lesão no joelho que o impedia de jogar. Posteriormente, ele retornou ao cargo entre 2002 e 2003, teve outra breve passagem em 2003, voltou em 2009 e, por fim, comandou o time pela última vez em 2014 antes deste novo acerto.
A fase de grupos esquenta de vez com o mandante e favorito Botafogo recebendo o…
A fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana pega fogo e o cenário está pronto para…
O Botafogo recebe o Remo no Nilton Santos neste dia 2 de maio de 2026,…
O líder do Grupo G defende sua invencibilidade em território brasileiro. O Club Olimpia viaja…
A pressão está subindo no Grupo C da CONMEBOL Libertadores. Club Bolivar e Fluminense entram…
O Botafogo recebe o Independiente Petrolero em um confronto crucial pelo Grupo E da CONMEBOL…