Escudo do Santos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
Em iniciativa voltada à inclusão e à conscientização, o Santos promoveu neste domingo (06) uma ação especial na Vila Belmiro, alusiva à Semana Mundial do Autismo. A atividade integrou o projeto “Muito Além do Futebol”, que visa ampliar o alcance social do clube por meio do esporte.
A campanha contou com a parceria do movimento Santos Inclusão — formado por torcedores da zona leste de São Paulo — e da Clínica-Escola do Autista, que atua no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao todo, 22 crianças autistas participaram da entrada em campo ao lado dos jogadores do Peixe, antes do duelo contra o Bahia, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
As crianças utilizaram camisas temáticas que fazem referência à causa, além de portarem bandeirinhas com o símbolo do autismo, o quebra-cabeças colorido. Os mascotes Baleião e Baleinha também marcaram presença, ostentando crachás personalizados com o mesmo tema.
Após a cerimônia de abertura, os participantes e seus familiares assistiram à partida em uma área reservada do estádio, nas proximidades da quadra do Portão 17. A ação teve como objetivo proporcionar uma experiência acolhedora e inesquecível para os jovens torcedores.
“Ao longo do ano realizamos diversas ações que envolvem campanhas de conscientização, doação, visitas a instituições e recepção de ONGs da Baixada Santista e de todo o Estado de São Paulo na Vila Belmiro. É importante para nós e nos traz muito orgulho. Na verdade, é uma tradição do Santos”, afirmou Marcelo Teixeira, presidente do clube.
Vale destacar que, anteriormente, o clube já havia promovido uma ação similar no Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho de 2024. A prática reforça o compromisso institucional do Santos com temas como inclusão, diversidade e equidade.
Criado pela ONU em 2007 e oficializado no Brasil em 2018, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo visa ampliar o conhecimento da população sobre o TEA, abordando aspectos como direitos e necessidades das pessoas com o transtorno. A ação promovida pelo clube, portanto, se insere em um contexto mais amplo de mobilizações realizadas em todo o país durante essa data.
O Flamengo convocou reunião do Conselho Deliberativo para terça-feira (07 de outubro), às 18 horas…
O Flamengo empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro no Maracanã, na quinta-feira (02…
Na quinta-feira (02 de outubro), Bruno Henrique e Gabigol repetiram a comemoração da “fusão” no…
Flamengo e Bahia duelam no domingo (05 de outubro), na Arena Fonte Nova, às 18h30…
O Flamengo manteve a liderança do Brasileirão ao empatar por 0 a 0 com o…
O mercado europeu reacendeu o interesse por Wallace Yan, atacante do Flamengo. Porto e Benfica…