Flamengo

FIFA aponta o Flamengo como campeão do Brasileirão de 1987

A polêmica sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou mais um capítulo. Se havia alguma dúvida, a FIFA tratou de acabar com ela ao reconhecer o Flamengo como campeão da edição daquele ano. Sendo assim, a entidade máxima do futebol mundial contrariou a versão defendida pelos torcedores do Sport e causou revolta entre os pernambucanos.

FIFA reforça os títulos do Flamengo

Em uma publicação nas redes sociais, a FIFA destacou os principais títulos do Flamengo ao apresentar os participantes do Mundial de Clubes de 2025. No material, a entidade citou que o Rubro-Negro conquistou oito Campeonatos Brasileiros da Série A (1980, 82, 83, 87, 92, 2009, 2019 e 2020), além de outras competições como Copa do Brasil e Libertadores.

Isso porque, segundo a FIFA, o Flamengo venceu a edição de 1987, um reconhecimento que os rubro-negros sempre defenderam. Portanto, a decisão pegou os torcedores do Sport de surpresa e gerou diversas reações nas redes sociais. Enquanto alguns recifenses tentavam contestar a afirmação, flamenguistas ironizaram a revolta do clube pernambucano.

A confusão do Brasileirão de 87

Vale destacar que a polêmica sobre o título de 1987 começou porque a CBF, sem recursos para organizar o torneio, deixou a competição nas mãos do Clube dos 13, que criou a Copa União. A disputa contou com os clubes mais populares do país e foi um grande sucesso de público e audiência.

Porém, incomodada com a força do Clube dos 13, a CBF mudou de ideia e decidiu organizar um campeonato paralelo, chamado Módulo Amarelo, e rebaixou a Copa União para Módulo Verde. Dessa maneira, a entidade tentou impor um cruzamento entre os campeões de cada torneio, o que foi rejeitado pelos clubes do Módulo Verde.

Por isso, Flamengo e Internacional não jogaram as finais contra Sport e Guarani, que venceram por WO e decidiram o título entre si. Enquanto o Sport foi declarado campeão pela CBF, o Flamengo ficou com o título simbólico da Copa União. Com isso, a FIFA reforça o que os rubro-negros sempre defenderam: o verdadeiro campeão brasileiro de 1987 é o Mengão.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Milton Neves aponta melhor time “não-europeu” do Mundial: “De longe”

O Palmeiras deixou ótima impressão na sua estreia na Copa do Mundo de Clubes. O…

8 horas ago

José Boto revela quantos reforços quer contratar para o Flamengo

Antes da estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, o diretor de futebol,…

8 horas ago

A declaração de Arrascaeta sobre Jorginho após a estreia do Flamengo no Mundial

Único reforço do Flamengo na janela pré-Copa do Mundo de Clubes, Jorginho estreou com a…

8 horas ago

Filipe Luís explica Varela titular e Wesley no banco em Flamengo x Espérance

O técnico Filipe Luís manteve a titularidade de Varela na estreia do Flamengo na Copa…

8 horas ago

Flamengo supera clubes da Europa que disputam o Mundial; entenda

O Flamengo vive uma sequência intensa de compromissos. Conforme levantamento divulgado pelo Sofascore, o Rubro-Negro…

12 horas ago

Flamengo bate o martelo sobre futuro de Wesley

O Flamengo iniciou com o pé direito sua caminhada no Mundial de Clubes da FIFA.…

13 horas ago