Fluminense

Fluminense x Santos: Galvão Bueno faz forte desabafo

O narrador Galvão Bueno expressou críticas contundentes à atuação da arbitragem no confronto entre Fluminense e Santos. Este jogo, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, ocorreu no estádio do Maracanã. Durante a transmissão da partida, Galvão questionou uma decisão específica da equipe de arbitragem e, ademais, contestou o protocolo atualmente seguido em lances duvidosos.

A principal reclamação do jornalista surgiu após uma jogada polêmica que poderia ter resultado em pênalti a favor do time tricolor. Ele analisou o lance e manifestou seu descontentamento com a forma como os árbitros procederam, especialmente em relação à espera pela conclusão da jogada antes de qualquer sinalização.

Análise da jogada polêmica

O incidente em questão aconteceu logo aos quatro minutos de partida. Naquele momento, o jogador Canobbio recebeu um lançamento em profundidade, avançou com a bola e tentou driblar o lateral Leo Godoy. Após o contato entre os dois atletas, Canobbio caiu na área e pediu a marcação de pênalti.

Contudo, a origem dessa jogada levantou dúvidas sobre uma possível posição de impedimento do atacante. Mesmo assim, o árbitro principal, Felipe Fernandes de Lima, optou por deixar o jogo seguir até a conclusão do lance. Da mesma forma, o árbitro assistente, Celso Luiz da Silva, não assinalou nenhuma irregularidade no momento da jogada. Posteriormente, a equipe do VAR, liderada por Rafael Traci, também decidiu não recomendar a revisão do lance no vídeo.

Galvão Bueno argumentou veementemente contra essa espera imposta pelo protocolo. Ele defende que, caso o árbitro assistente identifique o impedimento, a sinalização deveria ser imediata para evitar riscos desnecessários.

“O impedimento, ele não tinha dado, porque eles esperam a sequência. Houve toda a sequência e terminou a jogada, o que eu acho um absurdo, porque o jogador pode ter uma contusão séria. Ele achou o impedimento? Levanta a bandeira, e depois vai ver”, afirmou o narrador durante a transmissão.

Além disso, Galvão estendeu sua crítica ao desempenho geral da arbitragem brasileira, classificando-a de forma bastante negativa. “É tudo muleta. A arbitragem brasileira é para lá de sofrível, muito”, concluiu.

Protocolo e tecnologia na arbitragem

A comissão de arbitragem da CBF orienta os árbitros a darem prosseguimento a lances considerados “ajustados”, ou seja, muito rápidos ou de difícil interpretação imediata. A justificativa para tal procedimento é a possibilidade de a jogada terminar em gol, permitindo que o VAR analise a situação com calma e recursos tecnológicos caso haja alguma irregularidade.

Essa tecnologia inclui, principalmente nos lances de impedimento, o traçamento de linhas virtuais para verificar o posicionamento dos jogadores. Embora a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tenha anunciado anteriormente a intenção de adotar o sistema de impedimento semi-automático, que independe do traçamento manual das linhas, essa ferramenta ainda não foi implementada na competição.

A transmissão do jogo entre Fluminense e Santos ficou a cargo da Amazon Prime Video, que detém os direitos da partida. A plataforma escalou Galvão Bueno para a narração. Juntamente com ele na cabine, estavam o comentarista Rafael Oliveira e a especialista em arbitragem Nadine Bastos. Enquanto isso, os repórteres Mauro Naves e André Hernan cobriram o evento diretamente do campo de jogo.

Hudson Pereira

Recent Posts

A publicação de Carrascal após estreia pelo Flamengo

O colombiano Jorge Carrascal vestiu a camisa do Flamengo pela primeira vez na quarta-feira (13…

10 horas ago

A declaração de Arrascaeta direcionada ao Filipe Luís, do Flamengo

O Flamengo vive um momento de decisões importantes dentro e fora de campo. Enquanto disputa…

10 horas ago

Veja a duração do contrato que o Flamengo deve oferecer para Filipe Luís

O Flamengo está em processo de definição sobre o futuro de Filipe Luís. O clube…

10 horas ago

Vídeo: torcedor se irrita com atitude da torcida do Flamengo no Maracanã

Nos últimos jogos no Maracanã, um hábito dos torcedores do Flamengo tem chamado atenção e…

11 horas ago

Flamengo emite comunicado sobre novo patrocinador master

Após encerrar de forma antecipada a parceria com a PixBet, o Flamengo concluiu o processo…

1 dia ago

Ele assinou com o Flamengo até 2027

Com vínculo anteriormente previsto até o fim de 2025, o lateral-direito Guillermo Varela acertou nesta…

1 dia ago