Vitor Roque pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
A fase de Vitor Roque no futebol brasileiro voltou a ser tema na imprensa internacional. O jornal Marca publicou nesse sábado (12) sobre o “início turbulento” da trajetória do atacante no Palmeiras, marcando-a pelo ”jejum incômodo” de gols e atuações sem brilho. A publicação ainda descreve a situação vivida pelo camisa 9 como um “pesadelo”, refletindo a crescente pressão em torno do jogador de 20 anos.
A matéria destaca o gol anulado no dérbi paulista após revisão do VAR. A jogada, originada por um cruzamento finalizado com uma cabeçada precisa, culminou em explosão de alívio do atacante. No entanto, o sentimento rapidamente se transformou em frustração quando o árbitro, após revisão no monitor, invalidou o lance por impedimento na origem da jogada. “Tão perto, mas tão longe”, resumiu o texto publicado pelo diário espanhol.
Aliás, essa não foi a primeira vez que um gol do atacante foi anulado. Anteriormente, na partida contra o Cerro Porteño pela Copa Libertadores, Roque teve outro tento invalidado por posição irregular, também identificada com auxílio do VAR. A soma dos lances anulados contribui para o cenário de jejum: são oito jogos sem marcar e um total de 575 minutos em branco.
Surpreendentemente, essa marca iguala a pior seca da carreira do atacante. Conforme lembrou a reportagem espanhola, ele também levou oito partidas para marcar pelo Cruzeiro. No Athletico Paranaense foram cinco jogos, no Barcelona seis e no Betis, apenas dois. A expectativa gerada pelo retorno ao Brasil, portanto, contrasta com o momento vivido. Afinal, Roque chegou ao Palmeiras envolto em grande expectativa, após passagem relâmpago pela Europa.
O atacante perdeu espaço no time titular desde a semifinal do Campeonato Paulista, na qual teve desempenho apagado diante do São Paulo. Na final contra o Corinthians, acabou no banco e alterna, desde então, atuações como centroavante ou pela ponta esquerda. Ainda assim, o técnico Abel Ferreira tem demonstrado tranquilidade pública ao tratar do momento do atleta, classificando a questão como algo natural.
“Em seu VAR, aquele lance do gol contra o Cerro Porteño foi válido”, afirmou o treinador, após a partida. Em outra ocasião, após o Dérbi contra o Corinthians, preferiu dividir a responsabilidade pelo baixo aproveitamento ofensivo da equipe. “Hoje poderíamos e deveríamos ter feito mais dois ou três gols e não conseguimos. Pena o resultado ter sido muito curto pela produção da nossa equipe”, declarou Abel.
O clube desembolsou 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões, na cotação da época), além de 5 milhões de euros em bônus, por 80% dos direitos econômicos do jogador — tornando-o o reforço mais caro da história do futebol nacional.
André Rizek destacou que, no cenário atual do futebol brasileiro, “ninguém hoje se equipara em…
Kevin Malthus está de volta ao Santos, após o término do empréstimo no Cianorte. O…
A saída de Gerson para o Zenit, concretizada na atual janela de transferências por 25…
O Milan está atento ao mercado e avalia com seriedade uma possível contratação do lateral-esquerdo…
O Fluminense está prestes a fechar uma negociação que promete impactar tanto dentro quanto fora…
Nesta quarta-feira (13), às 21h30 (horário de Brasília), Flamengo e Internacional entram em campo pela…