Jogadores do Palmeiras reunidos durante partida da Copa do Brasil 2024 (Foto: Reprodução/Palmeiras)
O Palmeiras volta a campo neste domingo (20), às 18h30, para encarar o Fortaleza, no Castelão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Além da briga pela liderança da competição, a partida carrega um peso histórico importante para o time paulista: o objetivo de encerrar um incômodo jejum de vitórias como visitante diante da equipe cearense.
Desde a última vitória em solo fortalezense, registrada em setembro de 2019 — um triunfo por 1 a 0 com gol de Willian —, o Verdão não conseguiu mais vencer o Leão do Pici fora de casa. De lá para cá, foram seis confrontos no Castelão, sendo quatro derrotas e dois empates.
“É sempre difícil jogar lá em Fortaleza, é um campo difícil. O clima também é bastante complexo, então temos que focar em trabalhar, recuperar o corpo que está cansado e fazer um grande jogo”, comentou o zagueiro Gustavo Gómez, um dos remanescentes daquele último triunfo.
Aliás, do elenco que entrou em campo na ocasião sob o comando de Mano Menezes, apenas quatro jogadores seguem no clube: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Raphael Veiga. O time daquela vitória foi composto por Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Zé Rafael (Lucas Lima), Willian (Carlos Eduardo) e Luiz Adriano (Deyverson).
Apesar do tabu, o Palmeiras chega ao confronto embalado por uma sequência de cinco vitórias consecutivas e uma invencibilidade de 14 jogos como visitante em 2025 — com 11 vitórias e três empates. A série inclui duelos pelo Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro, com destaque para a vitória contra o Internacional, na última quarta-feira.
Esse desempenho reforça a confiança da equipe comandada por Abel Ferreira, que atualmente soma dez pontos na tabela, mesma pontuação do Flamengo, líder do torneio, mas com vantagem no saldo de gols. Portanto, uma vitória pode colocar o Verdão na ponta da classificação, caso o rival carioca tropece na rodada.
O histórico do confronto no Castelão reforça o desafio que o Palmeiras terá pela frente. Ao todo, as duas equipes se enfrentaram 13 vezes com o Fortaleza como mandante, e o Verdão venceu apenas duas: na Taça Brasil de 1960 e no Brasileirão de 2019. Além disso, são cinco vitórias do time cearense e seis empates.
No último encontro entre os clubes na capital cearense, válido pela Série A de 2024, o Fortaleza impôs um sonoro 3 a 0 sobre os paulistas. Lucero (duas vezes) e Bruno Pacheco marcaram os gols da vitória que encerrou uma sequência de cinco vitórias consecutivas do Verdão sobre o adversário em confrontos gerais.
Além do clássico regional diante do Fortaleza, o Palmeiras ainda tem outro compromisso como visitante na próxima semana: enfrenta o Bolívar, na Bolívia, pela fase de grupos da Conmebol Libertadores. Assim sendo, o duelo no Castelão também faz parte de uma sequência fora de casa que exigirá atenção ao desgaste físico e ao rodízio do elenco.
A trajetória de Samuel Lino no Flamengo começou ainda em 2017, quando o atacante atuou…
Samuel Lino foi oficialmente apresentado como jogador do Flamengo na sexta-feira (1º), após ter defendido…
O Vasco continua atento no mercado para reforçar seu sistema defensivo, mas vale destacar que…
A atuação de Matheus Gonçalves diante do Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do…
A rivalidade entre Atlético-MG e Flamengo voltou a ser pauta quente no futebol brasileiro, especialmente…
A rivalidade histórica entre Corinthians e Flamengo ganhou novos capítulos nos últimos dias após declarações…