Flamengo

A estratégia de Filipe Luís para vencer a LDU pela Libertadores

O Flamengo terá um desafio fora das quatro linhas ao entrar em campo nesta terça-feira (22 de abril), às 19 horas (horário de Brasília), contra a LDU, pela fase de grupos da Libertadores. O confronto será disputado no Estádio Casa Blanca, em Quito, cidade situada a 2.734 metros de altitude. Diante dessa condição, a equipe carioca preparou uma logística diferenciada para atenuar os efeitos do ar rarefeito e aumentar suas chances de obter um bom resultado.

A delegação rubro-negra desembarcou na capital equatoriana na noite de domingo (20 de abril), ou seja, com dois dias de antecedência em relação à partida. A decisão da comissão técnica, liderada por Filipe Luís, teve como foco proporcionar tempo suficiente para que os atletas se adaptassem ao ambiente. Assim, na segunda-feira (21 de abril), o grupo realizou um treino às 17h30 (horário local) no Estádio Atahualpa, a fim de que os jogadores sentissem as condições locais em campo.

Bandeira do Flamengo no estádio do Corinthians antes do jogo contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Anteriormente, o clube costumava chegar à cidade do jogo apenas na véspera, em tentativas de minimizar o impacto da altitude. Contudo, dessa vez a abordagem foi diferente, com o intuito de encontrar um equilíbrio entre adaptação e performance. “A estratégia é parte do planejamento físico e técnico, levando em consideração o desempenho coletivo em ambientes hostis”, explicou um membro da comissão.

Aliás, algumas ausências na lista de relacionados também fazem parte dessa lógica. O volante Allan, por exemplo, não embarcou com o grupo devido aos traços falcêmicos, condição genética que pode comprometer o rendimento em locais com menor oxigenação. “Em situações como essa, a integridade do atleta é prioridade”, reforçou o departamento médico. Situação semelhante foi observada em 2024, quando o jogador foi poupado de um jogo em La Paz.

Outro desfalque por precaução médica foi o meia uruguaio De La Cruz. Segundo o clube, ele tem histórico de mal-estar em jogos disputados em cidades com altitude elevada, o que motivou sua não convocação, mesmo que Quito esteja em uma altitude considerada intermediária. O lateral Alex Sandro, lesionado, também permaneceu no Rio de Janeiro, tratando de um edema na coxa esquerda.

O grupo de 26 jogadores convocados para a viagem inclui nomes importantes, como Arrascaeta, Gerson, Pedro, Bruno Henrique e Cebolinha. A mescla de atletas experientes e jovens do elenco reflete o compromisso do Flamengo em manter o alto nível competitivo, mesmo diante de adversidades geográficas. O clube acredita que, com a estratégia certa, é possível neutralizar parte dos efeitos da altitude e conquistar pontos valiosos fora de casa.

Brenda Cezillo

Recent Posts

Remo x Santos: Prévia, Estatísticas e Contexto para a Decisão na Copa do Brasil 2026

A tensão está no ar para o decisivo confronto de volta das oitavas de final…

1 hora ago

Juventude x Atlético-MG: Análise e Estatísticas para a Decisão na Copa do Brasil

A vaga para as quartas de final da Copa do Brasil está totalmente em aberto.…

3 horas ago

Athletico-PR x Vitória: Análise e Estatísticas para as Oitavas de Final da Copa do Brasil

O Athletico-PR e o Vitória se enfrentam em um duelo decisivo pelas oitavas de final…

1 dia ago

Palmeiras x Fortaleza: Prévia das Oitavas de Final da Copa do Brasil

Palmeiras e Fortaleza se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Brasil em um…

3 dias ago

Santos x Remo: Análise Estatística e Prévia para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O Santos se prepara para enfrentar o Remo em um confronto decisivo e de alta…

3 dias ago

Atlético-MG x Juventude: Prévia e Estatísticas para as Oitavas de Final da Copa do Brasil 2026

A tensão do mata-mata toma conta das oitavas de final da Copa do Brasil de…

3 dias ago