Grêmio

Declaração de Mano Menezes, do Grêmio, causa polêmica: “jogadores médios…”

Após o empate em 1 a 1 com o Vitória, no domingo (27), Mano Menezes concedeu entrevista coletiva e expôs sua visão crítica sobre o atual cenário do futebol brasileiro. Para o técnico do Grêmio, o nível técnico dos atletas é, em sua maioria, apenas mediano, o que exige dos clubes maior foco na organização tática. “Vamos ser realistas, o nosso futebol está cheio de jogadores médios”, declarou o treinador, que apontou a necessidade de um trabalho coletivo forte para obter resultados.

Mano Menezes, que recentemente iniciou sua nova passagem pelo Grêmio, ressaltou que a maioria dos jogadores de alto nível acaba transferindo-se para o exterior ainda muito jovem. Aliás, o treinador observou que muitos atletas que retornam ao país já possuem idade avançada, o que torna imprescindível a conciliação entre juventude e experiência para o sucesso das equipes. “O que faz a diferença então? É organização de time”, pontuou.

A respeito do desenvolvimento do trabalho no clube gaúcho, Mano mencionou que o curto tempo disponível para treinamentos vem sendo um obstáculo. Conforme explicou, a preparação tem ocorrido de maneira adaptada, com treinos de baixa intensidade para evitar lesões, enquanto aguarda períodos mais extensos de preparação, como a pausa para o Mundial de Clubes e a data Fifa, previstos para junho.

O técnico também destacou a importância de exemplos recentes de sucesso no futebol nacional, citando o Fortaleza e o Vitória, times que, apesar de restrições financeiras, conseguiram boas campanhas no Campeonato Brasileiro. Segundo ele, essas equipes mostram que a organização pode compensar a limitação orçamentária. “Sem dinheiro, não dá para fazer futebol. Mas com bastante dinheiro não tem garantia de nada”, afirmou.

Ainda que reconheça a desigualdade financeira em comparação aos centros mais ricos do país, Mano acredita que os clubes do Rio Grande do Sul, como o Grêmio, podem conquistar títulos. “Temos que ter outras virtudes que não sejam só investir em folha salarial alta”, ponderou, mostrando confiança no potencial competitivo de seu elenco mesmo diante das adversidades.

Portanto, Mano Menezes reforça que o planejamento estratégico e a estruturação coletiva são as armas fundamentais para que o Grêmio alcance seus objetivos na temporada. A evolução observada desde sua chegada, ainda que gradual, é vista como um indicativo de que o trabalho está no caminho correto, especialmente em um cenário que exige superação das limitações técnicas individuais.

Paula Silva

Recent Posts

Flamengo x Del Valle: Prévia Decisiva das Quartas de Final da Libertadores

A bola rola para o jogo decisivo de volta das quartas de final da Libertadores…

17 horas ago

Corinthians x Estudiantes: Prévia, Estatísticas e Contexto para as Quartas de Final da Libertadores

O Corinthians recebe o Estudiantes na Neo Química Arena para o jogo de volta decisivo…

2 dias ago

Atlético-MG x Santos: Previsão, Estatísticas e Decisão nas Quartas da Copa Sul-Americana

O Atlético-MG recebe o Santos pelo jogo de volta das quartas de final da Copa…

2 dias ago

LDU x Palmeiras: Prévia, Estatísticas e Tudo Sobre as Quartas da Libertadores

O palco está montado para um grande confronto nas quartas de final da Libertadores. No…

2 dias ago

Prévia de São Paulo x Boca Juniors: Decisão nas Quartas de Final da Copa Sul-Americana

As quartas de final da Copa Sul-Americana chegam ao seu momento decisivo nesta terça-feira, 15…

3 dias ago

Vasco x Santa Fe: Análise e Informações do Jogo de Volta pela Copa Sul-Americana

O palco está montado no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, para um confronto…

3 dias ago