Danilo pelo Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)
O zagueiro Danilo, do Flamengo, assumiu protagonismo na defesa da saúde mental no futebol ao apresentar, nessa segunda-feira (28), durante o Web Summit, o projeto “Crescer”. A iniciativa visa transformar o cuidado emocional entre jovens atletas, reforçando a importância de se priorizar o ser humano antes da performance esportiva.
De acordo com o defensor, o futebol ainda é um ambiente carente em suporte socioemocional. “Sei o quanto ele é escasso naquilo que quer dizer suporte emocional, naquilo que quer dizer valorizar primeiramente a história do ser humano e depois, sim, pensar na performance enquanto atleta”, afirmou Danilo.
Atualmente, o programa está sendo testado no projeto social “Voz Futura”, criado em parceria com o jornalista Pedro Pirim, que já atende mais de 420 crianças e adolescentes de seis a 17 anos em Bicas e Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Com foco na educação socioemocional, o projeto nasceu com a proposta de atender, inicialmente, iniciativas sociais. Mas o objetivo do atleta é ambicioso: expandir a aplicação do “Crescer” para as categorias de base dos clubes de futebol de todo o Brasil.
“O nosso objetivo, a partir do momento que esse projeto for testado, é também buscar a conexão com as equipes e implementar isso nas categorias de base das equipes de futebol que queiram fazer parte dessa, digamos, revolução socioemocional que a gente vem vivendo”, completou.
A preocupação de Danilo surge num momento em que o debate sobre a saúde mental dos atletas ganha espaço, sobretudo nas divisões de formação, onde a pressão por resultados frequentemente supera os cuidados com o bem-estar dos jovens jogadores.
Conforme pontuado pelo próprio defensor, “principalmente no futebol, um ambiente onde a pressão é sempre máxima por resultado, e o suporte ao ser humano normalmente é muito pequeno”, iniciativas como o “Crescer” tornam-se cada vez mais necessárias.
A Importância da Confiança nas Decisões Online Na era digital, a confiança se tornou um…
O topo da tabela está em jogo quando o Flamengo recebe o Palmeiras no Maracanã,…
A fase de grupos da CONMEBOL Libertadores pega fogo com o Flamengo recebendo o Estudiantes…
A fase de grupos da CONMEBOL Libertadores ferve no dia 19 de maio de 2026,…
A Transformação da Experiência dos Torcedores Nos últimos anos, a cultura digital transformou diversos aspectos…
O Brasileirão Série A nos reserva um confronto repleto de oportunidades nesta rodada. O 5º…