Brasil

Deputado tenta impedir mudança da CBF; entenda

Um novo projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados reacendeu o debate sobre a identidade da Seleção. A proposta surgiu após a divulgação da possibilidade de que a equipe utilize, na Copa do Mundo de 2026, uma camisa alternativa nas cores vermelha e preta, desenvolvida em parceria com a marca Air Jordan. A iniciativa provocou forte reação no cenário político, motivando a apresentação de textos legislativos por dois parlamentares distintos.

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) protocolou uma proposta que visa obrigar todas as entidades, sejam públicas ou privadas, que representem oficialmente o Brasil, a utilizarem apenas as cores da bandeira nacional — verde, amarelo, azul e branco.

A proposta inclui delegações esportivas, missões diplomáticas, organizações científicas e culturais, além de instituições da sociedade civil que tenham algum tipo de vínculo formal com o poder público, como convênios, parcerias ou contratos. Em caso de descumprimento, o projeto prevê punições que variam de advertências até a proibição de representar o país por até quatro anos.

“O presente projeto de lei visa fortalecer a identidade nacional e promover o sentimento de pertencimento e orgulho entre os brasileiros”, declarou o parlamentar catarinense, que ainda acrescentou: “A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história”.

Simultaneamente, o deputado Mauricio Macron (Podemos-RS) apresentou uma proposição com foco mais direto no esporte. Ele sugere que atletas, clubes e seleções estejam obrigados a utilizar exclusivamente uniformes que reflitam as cores oficiais do Brasil. Caso a norma seja desrespeitada, empresas com participação da União e órgãos públicos estariam impedidos de oferecer patrocínios, incentivos, auxílios ou bolsas de qualquer natureza.

A medida surge no contexto de uma grande repercussão causada pelo vazamento, pelo site especializado Footy Headlines, do novo uniforme da Seleção. Desde 1958, quando o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo, a camisa azul tem sido a escolha tradicional como segundo uniforme da equipe nacional. A possível substituição por uma versão predominantemente vermelha alimentou críticas, sobretudo de parlamentares da base bolsonarista.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou nas redes sociais que “a camisa da Seleção sempre foi um símbolo da nossa identidade nacional”, completando que “a bandeira do Brasil não é vermelha, e nunca será”. Já o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a mudança ao questionar: “Com essa camisa, o juiz será nosso?”.

Embora o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determine que a Seleção deve vestir trajes com cores condizentes com a bandeira da entidade, ele também admite exceções em contextos comemorativos. Ainda assim, a proposta de mudança no uniforme foi interpretada por alguns setores como uma tentativa de associação com o Partido dos Trabalhadores (PT), cuja identidade visual inclui a cor vermelha.

“Existem questões subjacentes que aparentemente permeiam a adoção da coloração vermelha neste caso específico, questões estas que extrapolam a seara desportiva. […] O esporte deve se bastar em si mesmo, sem influências potencialmente nefastas”, justificou Mauricio Macron ao apresentar sua proposta.

Ana Teixeira

Recent Posts

Polêmico? Veja conversa do VAR em expulsão de volante do Flamengo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, na manhã deste domingo (02), o áudio da…

5 horas ago

Jornalista lamenta por situação de jogador do Flamengo

O Flamengo superou o Sport por 3 a 0 na noite de sábado (1º), no…

5 horas ago

A declaração de Benja sobre a final entre Flamengo e Palmeiras: “Não tem necessidade”

A final da Copa Libertadores de 2025 entre Palmeiras e Flamengo está marcada para o…

6 horas ago

Saiba como ficou a semifinal entre Flamengo e Vasco pelo Carioca Feminino

Flamengo e Vasco empataram por 2 a 2 neste domingo (2), no Estádio Nivaldo Pereira,…

6 horas ago

Bicampeão do mundo faz aposta ousada para Flamengo e Palmeiras

A final da Libertadores de 2025 colocará frente a frente duas das principais forças do…

7 horas ago

A declaração de Samuel Lino após voltar a participar de gol pelo Flamengo

Após um período de oscilação, Samuel Lino reencontrou protagonismo com a camisa do Flamengo na…

7 horas ago