Vampeta durante programa esportivo Jovem Pan Esportes - Foto: Reprodução
A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Novorizontino, na noite de quarta-feira (30), marcou a estreia de Dorival Júnior no comando técnico da equipe. Embora o placar tenha sido magro, o desempenho defensivo apresentado já trouxe mudanças em relação à fase anterior. Quem observou atentamente foi Vampeta, que analisou a atuação durante o programa “Canelada”, da Jovem Pan, e destacou tanto os desafios quanto os méritos da nova fase corintiana.
Para o ex-volante e ídolo da Fiel, o resultado representou um primeiro passo positivo, ainda que carregado de ressalvas. “O Dorival vai ter que corrigir muito essa defesa do Corinthians. Mas não tomou gol”, avaliou Vampeta.. Ele mencionou a utilização de quatro volantes na formação inicial, apontando que o clube, segundo ele, não sofre com escassez de meias. “Inclusive, não falta meia para jogar”, completou.
A mudança de abordagem já surtiu efeito prático. O time alvinegro conseguiu neutralizar as ações ofensivas do Novorizontino, algo que anteriormente havia sido um problema recorrente. “Quando o Corinthians joga lá, e enfrentou o Novorizontino pelo Campeonato Paulista, normalmente toma sufoco”, relembrou o ex-jogador.
Dessa vez, no entanto, a história foi diferente. “Construiu uma vantagem boa para o jogo de volta em Itaquera. O Dorival acabou de chegar, não deu tempo ainda de organizar e conhecer a fundo os jogadores… Começou com o pé direito”, concluiu Vampeta.
O desempenho defensivo foi, de fato, o grande ponto de inflexão. O treinador, que havia declarado anteriormente que faria poucas alterações, promoveu mudanças estruturais no sistema de jogo. O Corinthians abandonou o losango que vinha sendo usado com Ramón Díaz e passou a atuar num 4-1-4-1, com Maycon à frente da zaga e uma linha mais física e intensa à frente dele. A escolha por preservar nomes como Yuri Alberto e Gustavo Henrique indicou também um foco em rodagem e controle físico do elenco.
Apesar da falta de posse de bola na segunda etapa e do risco em jogadas aéreas, a equipe se mostrou compacta e sólida. O gol saiu cedo, aos 8 minutos, após boa jogada de Talles Magno e finalização de Héctor Hernández. A partir dali, a estratégia foi resistir e manter a vantagem. Hugo Souza, o goleiro, foi pouco exigido ao longo dos 90 minutos, o que refletiu a eficácia da nova proposta tática.
Dorival, que assumiu a equipe após deixar o comando da Seleção Brasileira, tem pela frente o Internacional neste sábado (03), às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o Corinthians joga a partida de volta contra o Novorizontino em 21 de maio, na Neo Química Arena, com a vantagem do empate.
O Grêmio atravessa um dos momentos mais instáveis da temporada. A equipe gaúcha acumula seis…
Com a sequência intensa de jogos em três frentes — Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil…
O Flamengo divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2025, revelando números expressivos,…
A menos de dois meses do início da Copa do Mundo de Clubes, o técnico…
O experiente meia Nenê, de 43 anos, tem enfrentado um cenário de poucas oportunidades no…
O atacante Germán Cano, do Fluminense, sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante a vitória…