Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)
A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB, nessa quinta-feira (1º), pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, foi marcada não apenas pelo gol de Joshua. O jogo, realizado com uma escalação alternativa, revelou também uma atuação bastante consistente do jovem zagueiro João Victor – promessa da base rubro-negra. Aos 18 anos, o defensor demonstrou maturidade, precisão e leitura de jogo, o que vem despertando atenção crescente entre os torcedores rubro-negros.
Apesar da pouca idade, João Victor foi um dos pilares defensivos da equipe durante os 90 minutos no Maranhão. Em números, sua performance impressiona: completou 81 de 85 passes tentados, atingindo 95% de acerto. Ainda assim, não se limitou às trocas curtas. Também executou com sucesso três dos quatro lançamentos longos que tentou, sinalizando versatilidade e visão de jogo.
Defensivamente, sua atuação foi igualmente sólida. Ganhou o único duelo aéreo que disputou, interceptou dois lances perigosos do adversário e ainda foi responsável por dois cortes importantes e três desarmes. Com 98 ações com a bola ao longo da partida, João demonstrou segurança e eficiência, seja na construção de jogadas ou na contenção das investidas do Botafogo-PB.
Enquanto Joshua garantiu o triunfo com um gol aos 85 minutos, aproveitando rebote após cabeçada de Juninho, foi a performance discreta e eficiente de João Victor que sustentou o domínio territorial e o controle rubro-negro ao longo da maior parte do jogo.
Em entrevista anterior, o treinador havia reiterado que as oportunidades são dadas com base em meritocracia e rendimento nos treinamentos. Assim sendo, a titularidade eventual de jovens como João Victor e Joshua reflete, segundo ele, a dedicação demonstrada no dia a dia.
A ausência de minutagem a jovens como Lorran e Wallace Yan chamou atenção e se tornou um ponto de questionamento ao trabalho de Filipe Luís. Contudo, o próprio técnico já havia deixado claro que jogadores como Pedro, Juninho e Plata estão à frente na hierarquia ofensiva, o que justifica a ausência de Wallace.
O clube avalia o caso de Lorran, que chegou ao profissional sob muita expectativa de torcedores. Contudo, a comissão de Filipe entende que o atleta precisa de mais tempo no sub-20 para alcançar a regularidade necessária.
Portanto, diante de um cenário em que a comissão técnica opta por mesclar jovens promissores com jogadores experientes em partidas de menor risco, João Victor conseguiu não apenas corresponder, mas se destacar. A partida de volta contra o Botafogo-PB está marcada para 21 de maio, às 21h30, no Maracanã.
Amanhã, domingo (05 de outubro), Bahia e Flamengo duelam pela 27ª rodada do Brasileirão, na…
Bahia e Flamengo se enfrentam neste domingo (05 de outubro), às 18h30 (de Brasília), na…
Um novo capítulo envolvendo Flamengo e Estudiantes, pela Libertadores, ganhou destaque na sexta-feira (03 de…
O Bahia vai enfrentar o Flamengo, na noite deste domingo, em partida válida pela 27ª…
O Flamengo lidera o Brasileirão, mas as projeções de título mudaram após os jogos mais…
Nesta sexta-feira (03 de outubro), a CBF definiu Rodrigo José Pereira de Lima como árbitro…