Abel Ferreira - Foto: César Greco / Palmeiras
A trajetória de Agustín Giay no Palmeiras ganhou novos contornos nas últimas semanas. Contratado por cerca de R$ 40 milhões no meio da temporada passada, o lateral-direito argentino de 21 anos parecia ter perdido espaço na equipe comandada por Abel Ferreira, após um longo período sem sequer entrar em campo. Contudo, a combinação entre lesões de concorrentes diretos, persistência nos treinamentos e confiança do técnico recolocou o jovem defensor como peça-chave no time alviverde.
Giay permaneceu mais de dois meses sem atuar, entre 25 de janeiro e 30 de março. Durante o Campeonato Paulista, sequer foi utilizado, mesmo tendo sido um pedido direto do treinador português após enfrentá-lo na fase de grupos da Libertadores de 2023, quando ainda defendia o San Lorenzo.
Aliás, sua contratação se deu por conta do desempenho sólido na competição continental e do histórico promissor: foi capitão da seleção argentina sub-20 e despertou interesse de clubes europeus como o Atlético de Madrid.
Apesar da escassez de oportunidades, o argentino seguiu trabalhando com intensidade na Academia de Futebol. Segundo relatos internos, ele jamais demonstrou abatimento, ciente de que enfrentava uma concorrência pesada no elenco.
Afinal, disputava espaço com dois nomes históricos do clube: Marcos Rocha, que soma 342 jogos pelo Verdão, e Mayke, com 313 atuações. Ambos, inclusive, tiveram papel relevante no último estadual, especialmente Marcos Rocha, destaque até sofrer lesão na final.
A ausência dos dois veteranos abriu espaço para Giay. Ele retornou aos gramados na estreia do Brasileirão, diante do Botafogo, em 30 de março, e desde então vem acumulando boas atuações.
Na vitória recente sobre o Vasco, por exemplo, salvou um gol certo com um corte de bicicleta quase em cima da linha, ainda com o placar zerado. Com seis partidas consecutivas como titular, sua presença já se tornou natural para os torcedores.
O técnico Abel Ferreira defendeu publicamente o jogador após esse jogo, pedindo paciência com o elenco. “Vocês estão vendo o Giay. Se faço o que boa parte da torcida manda, nós todas as semanas temos que mandar 20 jogadores embora e às vezes o treinador também. Calma. Hoje em dia não temos muito, mas no Palmeiras temos”, afirmou o comandante.
Giay tem demonstrado solidez defensiva e entrega tática. Assim sendo, com Rocha e Mayke ainda retornando de lesão e sem o ritmo ideal, o argentino deve seguir como titular, inclusive no compromisso diante do Cerro Porteño, nesta quarta-feira (07), às 21h30 (de Brasília), pela fase de grupos da Libertadores, em Assunção.
Com o respaldo de Abel Ferreira e boas exibições em sequência, o defensor vive atualmente sua melhor fase desde a chegada ao clube. Eventualmente, a oportunidade que surgiu por conta de imprevistos no elenco se transformou em afirmação pessoal, consolidando o jovem como uma alternativa viável e confiável para o setor defensivo palmeirense.
Desde que assumiu o comando técnico do Santos no dia 29 de abril, Cléber Xavier…
O setor ofensivo do Corinthians vem sendo um dos pontos altos da equipe em 2025.…
O empate do Flamengo diante do Central Córdoba, pela Libertadores, frustrou os torcedores e acendeu…
O ex-jogador Rivaldo, campeão mundial em 2002 e ídolo da Seleção Brasileira, foi enfático ao…
A atuação do Flamengo diante do Central Córdoba, na quarta-feira (7), pela quarta rodada da…
O Flamengo vive um momento delicado na temporada, e a mais recente atuação contra o…