Corinthians

Martelo batido! Corinthians toma decisão sobre SAF

O Corinthians vive um momento de intensa efervescência política e institucional. Em meio à grave crise financeira que atravessa, o clube tem sido palco de discussões sobre possíveis caminhos para reestruturar sua administração, mas a proposta de transformar a agremiação em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) enfrenta forte resistência.

Recentemente, a possibilidade de adotar o modelo empresarial ganhou espaço nos bastidores do Parque São Jorge. Entretanto, a reprovação das contas do primeiro ano de gestão de Augusto Melo intensificou a oposição interna à ideia.

O Conselho Deliberativo, em consonância com o Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação (CORI), rejeitou o balanço financeiro apresentado pela diretoria. Esse episódio reforçou o descontentamento com a atual administração e trouxe à tona o debate sobre a estrutura de governança do clube.

O presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Jr., foi enfático ao rechaçar a transformação do Corinthians em empresa. “SAF nunca”, afirmou. Segundo ele, a manutenção do modelo associativo é essencial para preservar o protagonismo dos conselheiros e associados nas decisões estratégicas da instituição.

A posição é compartilhada por outros membros do clube, como Paulo Roberto Bastos Pedro, integrante do CORI, que questiona a eficácia da SAF como solução para a má gestão: “O que gera o esgotamento do modelo associativo é a gestão. Virar SAF não vai mudar nada”.

Aliás, fora dos corredores administrativos, a maior torcida organizada do clube também se posiciona contra a transformação. Alexandre Domênico Pereira, conhecido como Alê, presidente da Gaviões da Fiel, reafirmou o posicionamento contrário:

“Falam de SAF e somos totalmente contra. Um Corinthians fundado por operários em 1910 jamais pode colocar isso em pauta. Mudança de estatuto, sim, que é primordial”.

Enquanto a proposta de SAF é rejeitada por diversas alas do clube, outro modelo começa a ser analisado nos bastidores: o sistema adotado pelo Green Bay Packers, da NFL. Nesse formato, os torcedores se tornam proprietários por meio da compra de cotas, participando efetivamente da estrutura administrativa da instituição.

A ideia, que ainda se encontra em estágio inicial de estudo, prevê a separação entre o departamento de futebol e o setor social do clube. Apesar disso, enfrenta significativa resistência interna, sobretudo pelo receio de desconfigurar as tradições históricas e participativas do Corinthians.

Conforme se intensifica o debate, uma reforma estatutária também ganha corpo como alternativa viável. O objetivo seria ampliar a participação dos sócios-torcedores nas decisões e promover uma reestruturação interna sem recorrer à SAF. A defesa por maior engajamento da base social é vista como um meio de fortalecer a democracia interna do clube.

Ana Teixeira

Recent Posts

Palmeiras x Fortaleza: Prévia das Oitavas de Final da Copa do Brasil

Palmeiras e Fortaleza se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Brasil em um…

5 horas ago

Santos x Remo: Análise Estatística e Prévia para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O Santos se prepara para enfrentar o Remo em um confronto decisivo e de alta…

14 horas ago

Atlético-MG x Juventude: Prévia e Estatísticas para as Oitavas de Final da Copa do Brasil 2026

A tensão do mata-mata toma conta das oitavas de final da Copa do Brasil de…

14 horas ago

Vasco x Fluminense: Prévia, Estatísticas e Contexto para as Oitavas da Copa do Brasil 2026

O clássico carioca ganha mais um capítulo de peso no dia 1º de agosto de…

19 horas ago

Coritiba x Cruzeiro: Prévia, Estatísticas e Contexto do Confronto pelo Brasileirão

No dia 30 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), o Coritiba recebe o Cruzeiro…

3 dias ago

Corinthians x Athletico-PR: Prévia, Escalações e Estatísticas da 21ª Rodada do Brasileirão Série A 2026

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2026 reserva um confronto direto entre…

3 dias ago