Flamengo

Entenda como funciona o departamento de scout do Flamengo

A chegada de José Boto ao Flamengo, em 2025, desencadeou uma transformação relevante no setor de observação técnica do clube. Reconhecido por sua experiência internacional, o dirigente português decidiu reformular o departamento de scout, estruturando novos processos e trazendo profissionais de sua confiança. Um desses nomes é o do ucraniano Andrii Fedchenkov, atual responsável pela área, com quem Boto já havia trabalhado anteriormente no Shakhtar Donetsk e no PAOK.

Com apenas cinco integrantes, a equipe atua de maneira enxuta, priorizando agilidade e comunicação constantes. Reuniões são realizadas semanalmente, às segundas e sextas-feiras, no Ninho do Urubu, em uma sala de acesso restrito. Segundo Andrii, “é fundamental que o fluxo de informação seja rápido e eficiente”, razão pela qual optaram por não expandir o grupo, mesmo diante de modelos europeus mais robustos.

O processo de contratação envolve cinco etapas bem definidas. Inicialmente, ocorre a identificação de atletas, seja por meio de observações diretas, plataformas digitais ou sugestões da comissão técnica. Em seguida, inicia-se a análise, que conta com o apoio de analistas de dados para aprofundar a avaliação das características do jogador.

Posteriormente, é realizada uma investigação extracampo, verificando aspectos comportamentais e pessoais do atleta. Aprovado, o nome segue para a elaboração de um relatório detalhado, acompanhado de vídeos e parecer técnico. A partir daí, José Boto assume a negociação, considerando as variáveis financeiras e técnicas.

A metodologia atual busca integrar a análise de dados ao processo decisório. O Flamengo utiliza plataformas como Hudl, Statsbomb, Wyscout e Scoutastic. A ideia é que o scout atue com precisão, inclusive evitando contratações inadequadas. Conforme destaca Andrii, “muitas vezes, o scout evita que o clube cometa erros”.

Aliás, a reformulação também extinguiu antigos mecanismos decisórios, como o “conselhinho”, utilizado em gestões anteriores. Com isso, o departamento ganha autonomia e mais alinhamento com o planejamento técnico da equipe.

Paula Mattos

Recent Posts

Vídeo: reação de Filipe Luís após o jogo do Flamengo ganha repercussão nas redes sociais

Após o apito final no Maracanã, a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre…

2 horas ago

Atuação de Bruno Henrique na vitória do Flamengo ganha destaque na mídia internacional

O Flamengo largou em vantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores ao derrotar o…

2 horas ago

A declaração de Roger Machado envolvendo Filipe Luís, do Flamengo

Em meio à maratona de confrontos entre Internacional e Flamengo, o técnico Roger Machado revelou…

3 horas ago

Flamengo vai receber valor exorbitante do novo patrocinador master

O Flamengo está em vias de concretizar um novo patrocínio master que pode representar um…

3 horas ago

Flamengo assina contrato com mais um atacante

A nova diretoria do Flamengo iniciou sua atuação nas categorias de base com um movimento…

4 horas ago

João Paulo facilita rescisão para deixar o Santos

João Paulo, ídolo recente da meta santista, acertou sua saída do Santos para defender o…

4 horas ago