Filipe Luís como técnico do Flamengo em 2024 (Foto: Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF)
As críticas ao calendário do futebol brasileiro voltaram a ganhar destaque após o empate entre Flamengo e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. Filipe Luís, técnico do Rubro-Negro, classificou a sequência de partidas como “inexplicável”, destacando o desgaste dos atletas. Segundo ele, o cronograma atual impede a presença dos principais jogadores em campo, algo que, inevitavelmente, prejudica o espetáculo para os torcedores.
O jornalista Juca Kfouri, embora concorde com a avaliação negativa sobre o calendário, adotou um tom mais pragmático. “Será melhor treinador aquele que for capaz de conviver com isso a vida inteira e mais três meses”, afirmou, chamando atenção para a recorrência do problema. Para ele, lamentar em entrevistas não provoca mudanças, já que, conforme observou, “ninguém faz milagre com esse calendário”.
A crítica de Filipe Luís teve como base a sequência de jogos enfrentada pelo Flamengo: partidas no sábado, quinta-feira e domingo, com intervalos curtos e deslocamentos entre diferentes competições. Apesar disso, o próprio treinador reconheceu que disputar tantos jogos é um privilégio para clubes como o Flamengo, que estão vivos em várias frentes ao longo do ano.
Entretanto, o acúmulo de compromissos afeta diretamente o rendimento. Kfouri destacou que o clássico contra o Botafogo, apontado como um dos mais atrativos da rodada, acabou sendo um duelo mediano. “Foi um clássico nota 5,5”, avaliou. Segundo ele, o cansaço dos atletas impediu uma exibição mais técnica e intensa.
A declaração do jornalista reforça a ideia de que o problema está longe de ser novidade. O futebol brasileiro convive com um modelo desgastante há anos, sem perspectivas de mudança concreta. Assim sendo, para Kfouri, a adaptação se torna a única saída viável.
O Flamengo volta a campo na quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Botafogo-PB pela Copa do Brasil. No duelo de ida, o time carioca venceu por 1 a 0, com gol de Joshua.
O volante paraguaio Matías Galarza está próximo de ser anunciado como reforço do Ajax, da…
A Nike deu mais um passo rumo ao retorno ao futebol carioca. Em uma reunião…
A reta final antes da pausa para o Mundial de Clubes tem sido marcada por…
Em participação no programa Equipe F, da ESPN, Zinho destacou o tamanho da torcida do…
A atmosfera nos estádios do Brasileirão 2025 tem sido marcada não apenas pelas disputas dentro…
O futuro de Rodrygo no futebol europeu pode passar por uma reviravolta na próxima janela…