Flamengo

A declaração de Zinho direcionada à torcida do Flamengo

Em participação no programa Equipe F, da ESPN, Zinho destacou o tamanho da torcida do Flamengo e apontou a força da “Nação” como um fator determinante na repercussão e cobrança que envolvem o clube. Para o ex-jogador, que atualmente atua como comentarista, não há comparações possíveis dentro do futebol brasileiro nesse aspecto.

“Todos os clubes têm cobranças. A repercussão no Flamengo é maior porque tem a maior torcida do Brasil. Aí sim é incomparável”, afirmou Zinho, reforçando que os dados de audiência comprovam sua opinião. “Você vê no Ibope. Todas as emissoras de televisão, não é só a ESPN, quando tem jogo do Flamengo é a maior audiência porque tem a maior torcida.”

Torcida do Flamengo faz a festa na Arena Castelão, em São Luís, no Maranhão – Foto: Gilvan de Souza/CRF

Aliás, o ex-meia fez questão de lembrar que não fala apenas com base em opinião, mas também por conta de sua vivência nos principais palcos do futebol nacional. Revelado pelo próprio Flamengo, ele defendeu também Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, o que reforça sua percepção sobre os diferentes contextos de pressão entre os grandes clubes do país.

“Eu joguei no Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro… joguei em grandes clubes dos outros estados e joguei no Flamengo. É claro que a repercussão e a cobrança é proporcional ao tamanho dos torcedores e do espaço na mídia”, explicou o comentarista.

A declaração de Zinho foi uma resposta ao zagueiro Léo Ortiz, que recentemente comentou sobre a exigência da torcida rubro-negra. O defensor alegou que, no Flamengo, uma vitória simples por 1 a 0 nem sempre é suficiente para agradar. O comentarista, contudo, discordou e rebateu com um exemplo prático.

“O Léo Ortiz é craque de bola, baita de um zagueiro. ‘Ah, a repercussão no Flamengo quando ganha de 1 a 0…’. Vai no Allianz Parque e ganha de 1 a 0 para ver se não vai ser elogiado pra caramba”, disse Zinho. “Não precisa ganhar massacrando… a repercussão e os elogios vão ser lá em cima, independente de jogar muito ou não.”

Assim sendo, o comentarista reforça que a cobrança no Flamengo é, de fato, elevada, mas isso é consequência natural da sua grandeza. Afinal, a visibilidade e a exigência da torcida caminham lado a lado com a relevância esportiva e midiática do clube.

Brenda Cezillo

Recent Posts

Flamengo explode audiência da Globo e derruba recorde que durava anos

A classificação do Flamengo para as quartas de final da Libertadores não apenas movimentou o…

2 horas ago

A declaração de Craque Neto direcionada a Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo

A atuação de Giorgian de Arrascaeta diante do Internacional, que garantiu ao Flamengo uma vaga…

3 horas ago

Presidente do Inter é ironizado por Mauro Cezar após fala sobre Flamengo

A repercussão da eliminação do Internacional para o Flamengo na Libertadores ganhou novos contornos após…

3 horas ago

Jogador Flamengo coloca fim em relacionamento de 17 anos

A vida pessoal de Danilo Luiz ganhou destaque nesta quinta-feira (21 de agosto), após vir…

4 horas ago

Samuel Lino faz comparação entre Flamengo e clubes da Europa

O Flamengo segue se consolidando como referência no futebol sul-americano, e o atacante Samuel Lino…

5 horas ago

Atacante vive melhor fase desde que chegou ao Flamengo

O torcedor do Flamengo tem motivos de sobra para se animar com o momento vivido…

5 horas ago