Zinho ex-jogador e comentarista esportivo - Foto: Divulgação
Em participação no programa Equipe F, da ESPN, Zinho destacou o tamanho da torcida do Flamengo e apontou a força da “Nação” como um fator determinante na repercussão e cobrança que envolvem o clube. Para o ex-jogador, que atualmente atua como comentarista, não há comparações possíveis dentro do futebol brasileiro nesse aspecto.
“Todos os clubes têm cobranças. A repercussão no Flamengo é maior porque tem a maior torcida do Brasil. Aí sim é incomparável”, afirmou Zinho, reforçando que os dados de audiência comprovam sua opinião. “Você vê no Ibope. Todas as emissoras de televisão, não é só a ESPN, quando tem jogo do Flamengo é a maior audiência porque tem a maior torcida.”
Aliás, o ex-meia fez questão de lembrar que não fala apenas com base em opinião, mas também por conta de sua vivência nos principais palcos do futebol nacional. Revelado pelo próprio Flamengo, ele defendeu também Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, o que reforça sua percepção sobre os diferentes contextos de pressão entre os grandes clubes do país.
“Eu joguei no Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro… joguei em grandes clubes dos outros estados e joguei no Flamengo. É claro que a repercussão e a cobrança é proporcional ao tamanho dos torcedores e do espaço na mídia”, explicou o comentarista.
A declaração de Zinho foi uma resposta ao zagueiro Léo Ortiz, que recentemente comentou sobre a exigência da torcida rubro-negra. O defensor alegou que, no Flamengo, uma vitória simples por 1 a 0 nem sempre é suficiente para agradar. O comentarista, contudo, discordou e rebateu com um exemplo prático.
“O Léo Ortiz é craque de bola, baita de um zagueiro. ‘Ah, a repercussão no Flamengo quando ganha de 1 a 0…’. Vai no Allianz Parque e ganha de 1 a 0 para ver se não vai ser elogiado pra caramba”, disse Zinho. “Não precisa ganhar massacrando… a repercussão e os elogios vão ser lá em cima, independente de jogar muito ou não.”
Assim sendo, o comentarista reforça que a cobrança no Flamengo é, de fato, elevada, mas isso é consequência natural da sua grandeza. Afinal, a visibilidade e a exigência da torcida caminham lado a lado com a relevância esportiva e midiática do clube.
A ausência de Pedro no confronto entre Flamengo e Bayern de Munique, pela última edição…
O planejamento do Flamengo para reforçar o setor ofensivo ganhou contornos mais definidos com a…
Juninho chegou ao Flamengo no início de 2025 como a primeira contratação da gestão de…
Após mais de dois anos longe das arquibancadas, a Raça Rubro-Negra está oficialmente autorizada a…
O volante Vinícius Souza, de 26 anos, foi oficialmente anunciado pelo Wolfsburg na manhã de…
Com o objetivo de fortalecer seu elenco na atual janela de transferências do meio do…