Flamengo

A declaração de Zinho direcionada à torcida do Flamengo

Em participação no programa Equipe F, da ESPN, Zinho destacou o tamanho da torcida do Flamengo e apontou a força da “Nação” como um fator determinante na repercussão e cobrança que envolvem o clube. Para o ex-jogador, que atualmente atua como comentarista, não há comparações possíveis dentro do futebol brasileiro nesse aspecto.

“Todos os clubes têm cobranças. A repercussão no Flamengo é maior porque tem a maior torcida do Brasil. Aí sim é incomparável”, afirmou Zinho, reforçando que os dados de audiência comprovam sua opinião. “Você vê no Ibope. Todas as emissoras de televisão, não é só a ESPN, quando tem jogo do Flamengo é a maior audiência porque tem a maior torcida.”

Torcida do Flamengo faz a festa na Arena Castelão, em São Luís, no Maranhão – Foto: Gilvan de Souza/CRF

Aliás, o ex-meia fez questão de lembrar que não fala apenas com base em opinião, mas também por conta de sua vivência nos principais palcos do futebol nacional. Revelado pelo próprio Flamengo, ele defendeu também Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, o que reforça sua percepção sobre os diferentes contextos de pressão entre os grandes clubes do país.

“Eu joguei no Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro… joguei em grandes clubes dos outros estados e joguei no Flamengo. É claro que a repercussão e a cobrança é proporcional ao tamanho dos torcedores e do espaço na mídia”, explicou o comentarista.

A declaração de Zinho foi uma resposta ao zagueiro Léo Ortiz, que recentemente comentou sobre a exigência da torcida rubro-negra. O defensor alegou que, no Flamengo, uma vitória simples por 1 a 0 nem sempre é suficiente para agradar. O comentarista, contudo, discordou e rebateu com um exemplo prático.

“O Léo Ortiz é craque de bola, baita de um zagueiro. ‘Ah, a repercussão no Flamengo quando ganha de 1 a 0…’. Vai no Allianz Parque e ganha de 1 a 0 para ver se não vai ser elogiado pra caramba”, disse Zinho. “Não precisa ganhar massacrando… a repercussão e os elogios vão ser lá em cima, independente de jogar muito ou não.”

Assim sendo, o comentarista reforça que a cobrança no Flamengo é, de fato, elevada, mas isso é consequência natural da sua grandeza. Afinal, a visibilidade e a exigência da torcida caminham lado a lado com a relevância esportiva e midiática do clube.

Brenda Cezillo

Recent Posts

Léo Pereira, do Flamengo, toma atitude após término com Karoline Lima

Léo Pereira, 29 anos, zagueiro do Flamengo, restringiu comentários no Instagram. A medida ocorreu uma…

5 minutos ago

CEO da LFU faz duras críticas ao Flamengo: “Sendo bem honesto…”

O impasse entre Flamengo e Libra sobre a divisão de receitas ganhou capítulo após a…

19 minutos ago

Ídolo do Flamengo manda recado para Wallace Yan

O Flamengo perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado por 1 a 0…

34 minutos ago

Flamengo emite nota oficial e responde jornalista

Nesta segunda-feira (06 de outubro), o UOL divulgou um documento do Flamengo sobre os critérios…

46 minutos ago

A declaração de Jorginho envolvendo o elenco do Flamengo

O Flamengo vive o momento mais instável da temporada. No domingo (05 de outubro), perdeu…

2 horas ago

Emersol Royal dispara contra arbitragem brasileira: “Estou assustado…”

Após a derrota do Flamengo para o Bahia na Fonte Nova, no domingo (05 de…

2 horas ago