CT Ninho do Urubu (Foto: Divulgação Flamengo)
A agência Máquina do Esporte revelou, com exclusividade, os detalhes do mais recente movimento envolvendo os direitos internacionais de transmissão das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O destaque, contudo, ficou para a ausência do Flamengo no acordo estabelecido entre a 1190 Sports e as ligas Libra e Liga Forte União (LFU).
Libra e LFU formalizaram um compromisso com a 1190 Sports para a comercialização dos jogos no exterior. A empresa ficará encarregada de negociar as partidas para o mercado internacional, envolvendo os clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro.
O entendimento entre as entidades já permitiu, inclusive, que a rodada mais recente da competição fosse transmitida fora do país, por meio da plataforma Fanatiz, nos Estados Unidos.
Contudo, o acordo não contempla as partidas do Flamengo como mandante. O clube carioca optou por seguir um modelo próprio de distribuição. Segundo apuração da Máquina do Esporte, o Rubro-Negro mantém o foco em sua plataforma digital para exibir os jogos realizados no Maracanã ou em outros palcos sob sua organização direta.
A decisão do Flamengo não é inédita. Aliás, o clube já vinha atuando de forma isolada em negociações voltadas à mídia internacional. Embora a negociação com a 1190 Sports ainda esteja em fase final de formalização jurídica, a exclusão do time carioca não se trata de um descuido, mas de uma opção estratégica.
Conforme publicado pela Máquina do Esporte, a escolha por não aderir ao pacote coletivo visa preservar a liberdade comercial do Flamengo sobre seus jogos. O clube entende que pode alcançar melhores resultados financeiros ao negociar separadamente seus ativos de mídia, sem intermediações institucionais.
A Fanatiz, plataforma de streaming sediada em Miami, foi a primeira beneficiada pelo novo formato. A empresa já anunciou a inclusão das Séries A e B em seu portfólio a partir de 2025. Além disso, ela continuará oferecendo outras competições nacionais, como Copa do Brasil, Copa do Nordeste e campeonatos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Assim sendo, o acordo entre Libra, LFU e a 1190 Sports reforça uma tendência de centralização dos direitos de transmissão internacionais do futebol brasileiro, ainda que não de forma plena. Afinal, a ausência do Flamengo representa uma lacuna significativa no pacote, considerando sua popularidade e alcance internacional.
Regulamentada e seguindo todas as normas necessárias, a MC Games tem se consolidado como uma…
A Play, a mais recente marca do C3B Gaming Group, estreou em 2025 com a…
O Flamengo recebe o Vitória pelo primeiro jogo da 5ª fase da Copa do Brasil.…
O meio-campista Alisson, do São Paulo, está sem rumo desde o início da temporada, após…
A MC Games anunciou a modernização completa do seu blog oficial, com mudanças no layout,…
Flamengo se destaca na Libertadores Sub-20 O Flamengo voltou a mostrar força na Libertadores Sub-20…