Ronaldo Fenômeno durante premiação da FIFA (Foto: Reprodução)
Ronaldo Nazário oficializou, nesta sexta-feira (23), a venda de sua participação majoritária no Valladolid. O ex-atacante da seleção brasileira assinou um acordo com um grupo de investimentos norte-americano, respaldado por um fundo europeu, encerrando assim uma gestão que teve início em 2018.
A negociação foi concluída às vésperas do último jogo da equipe na temporada 2024/25, que será contra o Leganés, já com o clube matematicamente rebaixado para a segunda divisão espanhola. A equipe ocupa a última colocação em LaLiga, com apenas 16 pontos conquistados após 37 rodadas, somando quatro vitórias e uma campanha marcada por protestos dos torcedores.
A relação entre Ronaldo e a torcida se deteriorou principalmente no último ano. Manifestações nas arquibancadas se intensificaram, expressando o descontentamento com os resultados esportivos. Afinal, este foi o terceiro rebaixamento do Valladolid desde que o ex-jogador assumiu o controle acionário do clube. O time caiu em 2020/21, subiu e caiu novamente em 2022/23, e repetiu o ciclo na temporada atual.
Conforme divulgado pelo jornal “Marca”, a venda foi concretizada por 50 milhões de euros. O novo grupo proprietário é o Ignite, que possui investidores de países como México, Estados Unidos e Espanha. A liderança do projeto ficará sob responsabilidade de Gabriel Solares, ex-presidente do Querétaro.
Em nota oficial, o Valladolid comunicou que a transação ainda depende da autorização do Conselho Superior do Desporto, conforme regulamentação vigente. “Mais detalhes sobre o novo projeto que marcará essa nova fase serão divulgados nos próximos dias”, informou o clube, que agradeceu o apoio da imprensa e dos envolvidos durante o processo.
Atualmente, o Valladolid inicia uma nova etapa fora da elite do futebol espanhol, enquanto Ronaldo encerra um capítulo controverso como dirigente. Embora tenha buscado profissionalizar a gestão, os resultados em campo limitaram seu legado. A saída ocorre em um momento de pressão e reformulação interna no clube.
“O presidente do Conselho de Administração e acionista majoritário do Real Valladolid Club de Fútbol, Ronaldo Luis Nazário de Lima, anuncia a assinatura de um acordo para a transferência da participação majoritária do Clube a um grupo de investimentos norte-americano com apoio financeiro de um fundo europeu.
Esta operação está sujeita à autorização administrativa do Conselho Superior do Desporto, de acordo com a regulamentação em vigor.
Mais detalhes sobre o novo projeto que marcará essa nova fase serão divulgados nos próximos dias.
Agradecemos aos fãs, à mídia e a todos os envolvidos pela compreensão e apoio durante todo esse processo”.
O Corinthians garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao superar novamente…
Cristiano Ronaldo poderá estar presente na próxima edição da Copa do Mundo de Clubes, programada…
Rodrigo De Paul, meio-campista do Atlético de Madrid, protagonizou recentemente um momento curioso e descontraído…
Apesar da derrota por 1 a 0 diante do Capital-DF na noite de quinta-feira (22),…
A permanência de Yuri Alberto no Corinthians está cada vez mais incerta. Artilheiro do clube…
O atacante Igor Jesus voltou a despertar interesse de clubes ingleses, e o Botafogo se…